Page 265 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO

Veículo: Rural Notícias Data: 30/11/2011

Link: http://www.ruralnoticias.com/FUTSite/ Caderno / Página: - / -

Assunto: Inimigos naturais, pelo bem da soja

INIMIGOS NATURAIS, PELO BEM DA SOJA

-Pesquisa desenvolveu dieta para a criação do percevejo-marrom que permite sua multiplicação por gerações sucessivas

-IMAGEM: percevejo e a dieta artificial seca, feita à base de vagem de feijão liofilizada, amendoim, sacarose, agentes anticontaminantes e água, com 25,7% de proteína Crédito: Roberto Amaral (ESALQ/Acom)

O Brasil possui 24 milhões de hectares destinados à produção de soja, ou seja, três vezes a área nacional de cana-de-açúcar. Na pauta de exportações, que dá o saldo positivo na balança comercial brasileira, em primeiro lugar aparece o minério de ferro e, em seguida, destaca-se a soja. “Antes do minério de ferro crescer, a soja era a primeira. O valor varia de 12 a 16 bilhões de dólares, que entram no Brasil com a exportação do grão e do farelo de soja”, analisa Gil Miguel de Sousa Câmara, professor do Departamento de Produção Vegetal (LPV). No entanto, a vastidão de terras destinadas a esse cultivo enfrenta um vilão de proporções minúsculas: os percevejos.

Os percevejos-da-soja representam o principal grupo de pragas da cultura, ao lado das lagartas que têm aumentado nos últimos anos devido à aplicação indiscriminada de inseticidas. O Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) tem trabalhado com o controle biológico dessas lagartas (lagarta-da-soja e falsa-medideira) e, mais recentemente, em 2010, uma tese de doutorado, desenvolvida por Regiane Freitas Bueno, foi agraciada com o prêmio Monsanto.

Entretanto, o combate aos percevejos esbarra no desafio de produzir inimigos naturais (parasitoides) em laboratório. “Eles existem, são eficientes, mas não são produzidos em número suficiente para liberação no campo, pois para produção dos parasitoides, há necessidade de se criarem os percevejos em laboratório, para se obterem os ovos que são os substratos de multiplicação dos inimigos naturais”, explica José Roberto Postali Parra, professor do LEA. Parra reforça que no programa desenvolvido pela Embrapa desde a década de 1980, pela pesquisadora Beatriz Corrêa Ferreira, a produção sempre esbarrou na criação dos percevejos, pois, após serem coletados no campo, degeneram em 3-4 gerações nas dietas atualmente utilizadas.

A boa notícia é que a equipe de pesquisadores do LEA acabou de dar um passo à frente. O peruano Agustín Cerna Mendoza, orientado do professor Parra, desenvolveu uma dieta artificial liofilizada para criação do percevejo-marrom, Euschistus heros, que permite a sua multiplicação por gerações sucessivas, sem perda de sua qualidade de material de campo (“selvagem”), sendo competitivo com os insetos da natureza.

Page 265 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »