Docente da Esalq foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa no Peru

Versão para impressãoEnviar por email
Carmen Josefina Contreras Castillo atua no departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Esalq (divulgação)

A professora e pesquisadora Carmen Josefina Contreras Castillo, do departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Nacional de Moquegua (UNAM), no Peru.

Em solenidade realizada no dia 3 de dezembro de 2024, a máxima distinção concedida pela instituição reconhece a trajetória brilhante da professora e suas contribuições excepcionais para a área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. A proposta de outorga do título, aprovada pelo Conselho Universitário da UNAM, foi embasada em um parecer da Comissão Especial Avaliadora, que destacou a excelência das pesquisas da professora Carmen, sua destacada atuação docente e seu compromisso com a formação de novos pesquisadores.

Durante a cerimônia, que integrou a programação do "I Simpósio Internacional AGROINNOVATE", o Vice-Reitor de Pesquisa, Dr. Avid Roman Gonzalez, enalteceu o trabalho da professora, enfatizando seu desprendimento acadêmico e sua incansável busca por conhecimento. Emocionada, a docente agradeceu a honraria e reafirmou seu compromisso com a pesquisa e o ensino, destacando a importância de continuar contribuindo para o desenvolvimento da área e para a formação de novos profissionais.

Carmen Josefina Contreras Castillo é engenheira de alimentos formada pela Universidade Nacional Agraria La Molina (1981), mestre (1990) e doutora (1995) em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, com título de Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente, é Professora Titular da Esalq/USP. Com ampla experiência acadêmica e administrativa, foi Chefe de Departamento (2020-2022), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2015-2017) e editora associada de periódicos renomados, como Scientia Agrícola e Brazilian Journal of Food Technology. Sua pesquisa foca em ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase em carnes, investigando atributos como maciez, cor, proteólise e conservação. É responsável pelo projeto temático FAPESP sobre qualidade de carne bovina. Além disso, atua como assessora científica para agências como CNPq, Capes e FAPESP

Texto: Caio Albuquerque (16/12/2024)