Egressos da turma de 1978 doam publicações à Divisão de Biblioteca da Esalq

José Carlos Neves Epiphanio e Olga Helena Aragon Bonatto Cansiglieri doaram livros à Divisão de Biblioteca (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

O acervo da Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) ganhou essa semana uma doação especial. Publicações das áreas de olericultura, bovinocultura, adubação, irrigação, estatística, entre outros, num total de 36 livros, foram doados por egressos da turma de 1978.

A iniciativa, organizada pelos engenheiros agrônomos José Carlos Neves Epiphanio e Olga Helena Aragon Bonatto Cansiglieri, é o resultado de uma ação que começou em 2019. No ano passado, Olga e José Carlos dedicaram-se à produção do livro Frutos da Gloriosa. A obra traz a história de 105 alunos da turma de 1978 Esalq, incluindo egressos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Economia Doméstica, é o resultado da obra Frutos da Gloriosa. Nas mais de 400 páginas, o leitor encontra pequenas grandes histórias na forma de contos, escritos pelos egressos da turma de 1978 da Esalq. Segundo os autores, das narrativas feitas de forma leve e prazerosa, quase todas em primeira pessoa, emerge um quadro enriquecedor de experiências de casos pitorescos vividos por jovens sonhadores.

Segundo José Carlos, a publicação foi viabilizada por financiamento coletivo. “A adesão da turma foi tão grande que o montante arrecadado permitiu que fossem distribuídos exemplares gratuitamente para 330 escolas de ensino médio públicas e privadas de todo o país”, conta. O livro também foi disponibilizado para as bibliotecas das unidades da Embrapa e bibliotecas públicas de 120 municípios do Estado de São Paulo.

Doação – Com o excedente financeiro - cerca de R$ 5 mil - aportado no financiamento coletivo, José Carlos e Olga consultaram a equipe da biblioteca da Esalq para saber quais obras eram as mais requisitadas ou solicitadas pela comunidade acadêmica. E o resultado foi a aquisição dos 36 títulos, entregues na última segunda-feira. Segundo a equipe técnica da biblioteca, as obras estarão disponíveis para consulta e retirada até o final deste mês de março. Os autores do livro Frutos da Gloriosa aproveitaram a oportunidade e deixaram ainda alguns exemplares da sua obra para ser adquirido na biblioteca central da Esalq.

Texto: Caio Albuquerque (03/03/2020)