Equipe é premiada em desafio sobre Fome Zero

Interface do TropicalAPP (reprodução)

Team 6: Tropicalia - University of Sao Paulo-ESALQ, Brazil

Aproximar conhecimento e prática sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), propostos pela ONU, especificamente o ODS 2, Fome Zero. Esse foi o mote do Food Systems Innovation Challenge, evento online, ocorrido dias 23 e 24 de novembro, promovido pelo A5 Alliance e coordenado pela Wageningen University, da Holanda. Em síntese, a iniciativa reuniu estudantes de várias partes do mundo com o propósito de pensar novas formas para garantir a segurança alimentar mundial.

Entre os participantes, uma equipe reuniu estudantes de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Orientados pela professora Thais Vieira, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, os estudantes propuseram em forma de vídeo, a plataforma TropicalAPP. Ainda que protótipo, o aplicativo é uma solução tecnológica que fornece informações sobre a possibilidade de substituir alimentos em casos de crise econômica, social ou sanitária. Pelo celular, o usuário digital poderia acessar dados sobre a vulnerabilidade de produtos da cesta básica e encontrar alternativas viáveis tanto do ponto de vista econômico quanto nutricional.

A solução esalqueana ficou em segundo lugar de acordo com a banca avaliadora e a Equipe Tropicalia recebeu $500 euros como prêmio. Fizeram parte da equipe Bianca Teixeira (pós-graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos), Fernanda Fidêncio (graduanda em Ciências dos Alimentos), Gustavo Crestana (pós-graduando em Genética e Melhoramento de Plantas), Leandro Presenza (pós-graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) e Manuela Santos, pós-graduanda em Ecologia Aplicada.

O Food Systems Innovation Challenge foi um evento preparatório para o Food Systems Summit, evento organizado pela ONU que deverá ocorrer em 2021

Acesse o vídeo da equipe Tropicalia em https://bit.ly/3n6Eh97.

Palavra chave:
Food Systems Innovation Challenge ONU A5 Alliance