ESALQ recebe visita da delegação da Universidade Nacional da Colômbia

Juan Carlos Menjivar, Carlos German Muñoz, Luiz Gustavo Nussio, Helaine Carrer, Ricardo Malagon e Márcio Rodrigues Lambais (Foto: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) recebeu, na manhã de 11 de outubro, a delegação da Universidade Nacional da Colômbia, localizada em Palmira. O objetivo da visita foi uma reunião para estabelecer um convênio de cooperação científica e, também, para dupla-titulação na graduação.

Segundo Helaine Carrer, professora do Departamento de Ciências Biológicas (LCB), é muito importante ter convênios com universidades internacionais pois é um dos maiores objetivos da ESALQ. “Uma de nossas metas é aumentar a internacionalização, principalmente com os países da América do Sul. A Colômbia é um parceiro histórico e de lá recebemos um grande número de alunos. Além disso, nossos alunos também participam do intercâmbio na Colômbia, principalmente na Universidade Nacional, onde temos um contato bastante forte já há muitos anos, e isso vem a fortalecer e aumentar as oportunidades”, disse Helaine.

Para Juan Carlos Menjivar, diretor da área curricular da Universidade Nacional da Colômbia, a visita está sendo de grande importância devido ao prestígio da ESALQ. “Para nós, essa visita é muito importante. Nossos alunos podem vir e fazer aqui a dupla-titulação e depois voltar para lá, e para a universidade essa mobilidade internacional é muito importante”. Menjivar se mostrou satisfeito por esse convênio. “A ESALQ é reconhecida internacionalmente: na Colômbia, América Central e em todos os lugares, e esse prestigio é muito mais do que vocês creem. Eu gosto muito daqui! A ESALQ é uma ótima parceira”, finalizou Menjivar.

A ESALQ tem, desde 2005, um convênio de cooperação em andamento com a Universidade Nacional da Colômbia, e o professor Juan Carlos Menjivar é o coordenador desse convênio na universidade localizada na cidade de Palmira.

A reunião contou com a presença do professor Juan Carlos Menjivar, diretor da área curricular da Universidade Nacional da Colômbia; dos professores Ricardo Malagon e Carlos German Muñoz, diretores de carreiras; professor Luiz Gustavo Nussio, diretor da ESALQ; professora Helaine Carrer, presidente da Comissão de Relações Internacionais; e professor Márcio Rodrigues Lambais, do Departamento de Ciências do Solo (LSO). Este último coordenou, na Esalq, as ações de relacionamento com a instituição colombiana.

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar