Série de webinários abordou Agricultura, Agronegócio e Inovação e focou parceria entre Brasil e Dinamarca

Editoria:

Com a proposta de estabelecer uma rede de cooperação em inovação entre Brasil e Dinamarca, aconteceu de 17 a 23 de setembro de 2020 a série de webinários em Agricultura, Agronegócio e Inovação – Parceria Brasil e Dinamarca. O evento reuniu cerca de 500 participantes entre docentes e pesquisadores da Esalq/USP e de outras universidades, startups, empresas, instituições públicas, agências de fomento brasileiras e dinamarquesas.

O foco das ações foi o fomento de parcerias em projetos colaborativos de pesquisa ligados à Inovação e Soluções Tecnológicas nas áreas estratégicas Agricultura de Precisão - Máquinas e Implementos Agrícolas; Agricultura de Precisão - IOT, Sensores, Data e Tecnologia; Agricultura de Precisão - Controle Biológico de Pragas; Tecnologia de Sementes e Grãos e Desperdício de Alimentos, Perda de Alimentos, Bioeconomia e Sustentabilidade.

A abertura de boas-vindas aos participantes foi feita pelo professor João Roberto Spotti Lopes, vice-diretor e presidente da Comissão de Relações Institucionais da Esalq/USP, e por Cláudio Furtado, presidente do INPI (que realizou também o encerramento do evento), seguida de apresentação breve sobre o agronegócio brasileiro por Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2003 e 2006, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e Primeiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz.

“A série de webinários organizada pelo Consulado Geral da Dinamarca em colaboração com a Esalq/USP foi a primeira atividade de um acordo de cooperação entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Embaixada da Dinamarca no Brasil, para formação de network em pesquisa e inovação em temas de interesse mútuo entre os dois países. O evento possibilitou a aproximação de empreendedores e pesquisadores brasileiros e dinamarqueses para parcerias em áreas estratégicas para o Agronegócio, tais como Agricultura de Precisão, Perda de Alimentos, Resíduos e segurança, sustentabilidade e bioeconomia”, reforçou João Roberto Spotti Lopes.

O Cônsul Geral e Diretor do Centro de Inovação da Dinamarca em São Paulo, Nikolaj Fredsted, falou da importância em estabelecer colaborações com parceiros como a Esalq. “Estamos muito ambiciosos com nossa nova colaboração dano-brasileira para inovação de alto nível, a qual esperamos que resulte em projetos de inovação conjunta em Agricultura nos anos futuros. O sucesso só pode ser atingido se estabelecermos parcerias entre as maiores forças de ambos países e, a Esalq/USP é, certamente, uma das melhores instituições da América Latina neste campo”. Fredsted disse estar honrado em ter a Esalq como parceira nesta fase inicial bem como nas fases seguintes. “Teremos webinários complementares, a visita de uma delegação brasileira à Dinamarca, e um Campo de Inovação no Brasil. Assim, esse é somente o início de uma longa e frutífera jornada conjunta” diz.

Para o presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec Incubadora Tecnológica. Felipe Pilau, a atividade, de âmbito internacional, possibilitou que a Esalq assumisse seu protagonismo, já que as ações envolveram cerca de 20 empresas dinamarquesas do setor agro e de alimentação. “Essas empresas manifestaram seu interesse em prospectar o mercado brasileiro e, junto com o Consulado, a Esalq abre o leque para que essas empresas possam encontrar parceiros comerciais e de desenvolvimento de pesquisas dentro da universidade. Essas parcerias poderão viabilizar testes das tecnologias dinamarquesas, por exemplo, em uma condição de agricultura tropical. Poderemos observar o comportamento dessas ferramentas e, portanto esse evento valida uma série de vantagens para todos, além de possibilitar e acesso às tecnologias que ainda não temos disponíveis no mercado interno”.

Esta iniciativa foi realizada pela Esalq/USP, por meio da Comissão e do Escritório de Relações Institucionais, e pelo Consulado Geral da Dinamarca/Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo.  A ação integrou a agenda definida no Acordo de Cooperação para Inovação, firmado em outubro de 2019, entre Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ministério da Economia e a Embaixada Real da Dinamarca no Brasil, Ministério das Relações Exteriores, cujo lançamento do Projeto de Cooperação entre os dois países ocorreu no dia 15 de setembro de 2020.

Informações adicionais podem ser obtidas em: www.en.esalq.usp.br/webinar-br-dk

Texto: Caio Albuquerque 29/09/2020