Bolsa de Jornalismo Científico

(Crédito: Divulgação)

O projeto "SACRE: Soluções Integradas Para Cidades Resilientes" da Universidade de São Paulo (USP) busca Jornalista Científico para bolsa JC-II da FAPESP.

O principal objetivo do SACRE é o de criar soluções "híbridas hidroeconômicas", ou seja, aquelas que reduzam a vulnerabilidade no abastecimento em cidades e no campo e tratem águas contaminadas, a partir do uso integrado de métodos clássicos e inovadores de engenharia, gestão e técnicas baseadas na natureza.

O/A Jornalista Científico deverá apoiar a equipe de pesquisa na construção da estratégia de comunicação do projeto com todos os atores envolvidos em recursos hídricos e planejamento territorial. Assim como produzir conteúdos para os usuários de recursos hídricos e membros de instituições governamentais e da sociedade organizada, visando a gestão integrada das águas.

A comunicação científica que busca mudar hábitos e fazer parte de uma estratégia de solução de saneamento é ainda um terreno novo, mas tem amplas perspectivas futuras. De outro lado, pela característica do projeto, que envolve várias instituições de governança da água no país e no exterior, permitirá ao profissional criar uma forte e ampla rede de conexões.

Requisitos:
- profissional universitário diplomado (qualquer área) com Curso de Introdução ao Jornalismo Científico (cursado ou matriculado);
- dedicação de 40h semanais.

Mais informações em: <https://fapesp.br/jornalismocientifico>.

Edição 461