Estigma do HIV/Aids na comunicação é tema de curso gratuito na USP

divulgação

O Programa USP Diversidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, promove nos dias 12 e 13 de setembro, em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o curso gratuito de difusão voltado para estudantes e profissionais de comunicação. A oficina será realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, em Piracicaba, e tem carga horária de quatro horas.

O curso é oferecido em duas opções de dias e horários, no dia 12, das 19h às 23h, e em 13 de setembro, das 08 às 12h. São disponibilizadas 50 vagas para cada turma e as inscrições podem ser feitas pelo site http://e.usp.br/e9x ou presencialmente até 30 minutos antes do início do curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3513 ou e-mail diversidade@usp.br.

Os conteúdos serão ministrados pela coordenadora do Programa USP Diversidade, professora Ana Paula Morais Fernandes, e pelo jornalista da Unaids no Brasil, Daniel de Castro. A atividade aborda o cenário atual da epidemia, os principais desafios, a evolução da cobertura do HIV na mídia, viés humano e social da epidemia, as novas terminologias e uma oficina prática. Serão apresentados dados recentes sobre a cobertura da imprensa a respeito do HIV no Brasil e o impacto do estigma e discriminação na prevenção, testagem e tratamento nos serviços de saúde.

“Infelizmente, ainda percebemos em nosso monitoramento diário uma predominância de conceitos ultrapassados, terminologias que estigmatizam as pessoas vivendo com HIV e uma falha de cuidado e sensibilidade na cobertura desse tema, tanto nas mídias tradicionais quanto nas redes sociais. O objetivo é oferecer ferramentas a estudantes e profissionais para que se tornem aliados do UNAIDS nesse processo de transformação das narrativas sobre HIV e AIDS, contribuindo, de forma efetiva, para a eliminação do estigma e da discriminação”, explica Daniel. “A capacitação faz parte de uma estratégia que busca também incentivar e ampliar o debate nacional sobre HIV e AIDS, abrindo caminhos para que os países-membros das Nações Unidas consigam cumprir o compromisso de acabar com a epidemia de AIDS até 2030, uma meta que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”

Já Ana Paula destaca: “Profissionais da comunicação vêm se deparando com uma frustração ao fazer a cobertura sobre HIV e AIDS devido à dificuldade de acompanhar e entender melhor a rápida evolução da resposta ao HIV, tanto em termos tecnológicos e científicos quanto em relação a conceitos e demandas da sociedade”, comenta, sobre a cobertura jornalística.

A coordenadora ressalta ainda o comprometimento do jornalista com o tema. “Tudo isso faz com que uma simples reportagem sobre HIV exija muito mais tempo e cuidado do profissional envolvido para que seja produzida com a qualidade desejada.”

Comunicação e Zero Discriminação em HIV/Aids

Quando | Turma 1: 12 de setembro, quinta-feira, das 19h às 23h / Turma 2: 13 de setembro, sexta-feira, das 08h às 12h

Onde | Central de Aulas, Sala 5 - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq): Av. Pádua Dias, 11 - Agronomia, Piracicaba - SP.

Vagas | 50 em cada turma (mínimo de 10 participantes)

Quanto | grátis

Inscrições | http://e.usp.br/e9x