Estudantes da Esalq participarão de desafio nos EUA

Esalqueanos que seguirão para os EUA (crédito: Gerhard Waller)

Gustavo Schiavone Crestana já defendeu seu mestrado recentemente. Natasha Valadares dos Santos e Sergio Luis de Castro Junior cursam pós-graduação. Leticia Carvalho de Sousa é estudante de Engenharia Agronômica e Lucas Contarelli Avancini cursa Administração. Todos são alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e, juntos, participarão de um desafio no final deste mês, nos EUA. Com o tema “The future of food is in our hands”, o Digital Agriculture Hackathon, a ser realizado entre 28 de fevereiro e 1º de março de 2020, na Cornell University, reunirá cerca de 150 estudantes, durante 36 horas, para que desenvolvam soluções tecnológicas em prol da agricultura.

Será a primeira vez de Natasha fora do país e lá ela espera ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua área, de sensoriamento remoto aplicado a solos e uso da terra. “É uma ferramenta e tanto quando se trata de agricultura digital, possui várias aplicações. Acredito que quando se fala de uma agricultura moderna o monitoramento é uma das chaves e assim os sensores tem ganhado um mercado cada vez maior”.

Letícia já esteve fora do país em 2019 quando participou, a partir de um edital da Esalq, de um summer school na Tsinghua University, em Pequim (China). Nos EUA, a estudante pretende unir sua realidade como atual estagiária de inovação em uma cooperativa de crédito ao desafio de incorporar novas tecnologias no campo. “Creio que possa aprender muito, já que estarão presente pessoas de diversos países, culturas e conhecimentos como T.I, comunicação, agronomia, entre outros”.

O hackathon também será a primeira experiência acadêmica internacional de Lucas, que de início se interessou pelo tema. “Sempre tive muita curiosidade e li muito sobre internet das coisas –IoT- e por isso me interessei bastante pelo tema e, além disso, será um grande desafio poder praticar o idioma inglês de forma completa, pensar, argumentar e me comunicar em outra língua será um teste bastante interessante. Creio que essa experiência será muito valiosa para minha formação”.

Gustavo já vivenciou um período de estudos fora do Brasil. Durante um ano realizou sanduíche na Wageningen University, na Holanda. Para essa nova viagem ao exterior, espera interagir, discutir e tentar gerar soluções para os problemas da agricultura moderna. “Na Esalq atuo com Biologia Molecular e com um grande volume de dados provenientes do sequenciamento de DNA de microrganismos e de plantas e espero poder aplicar esse conhecimento diante de uma demanda real envolvendo a agricultura digital”.

Durante o período de graduação, Sergio esteve no Canadá, por 1 ano e 4 meses, na University of Manitoba. O estudante se interessou em participar do edital pode identificar-se com tecnologias e também ter participei de outros eventos do tipo hackathon. “Já participei do Vacathon, da EMBRAPA, quando ganhamos o primeiro lugar! Acredito que este tipo de atividade contribua o desenvolvimento do senso criativo já que teremos contato com pessoas de outras áreas do conhecimento. É uma ótima oportunidade de sair da zona de conforto e aprender coisas novas”.

O evento será promovido no âmbito da A5 Alliance, um programa de colaboração acadêmico-científico que reúne, além da Esalq/USP, a China Agricultural University, University of California – Davis, Cornell University e Wageningen University & Research.

“Acredito que a Esalq está acompanhando as novas tendências de mercado com essa iniciativa de participar e nos enviar para a Cornell. Creio que assim poderemos aprender mais sobre o assunto, afinal, são as carreiras do futuro nas quais atuaremos”, complementa Letícia, que se forma esse ano.

Durante a permanência nos EUA, os esalquenos estarão acompanhados dos docentes Luis Eduardo Aranha Camargo, que coordena na Esalq as ações da A5 Alliance e Roberto Fritsche Neto, do departamento de Genética.

Para outras informações acesse https://events.cornell.edu/event/digital_ag_hackathon ou https://dahackathon.splashthat.com/ .

Edição 309