Grupo de Políticas Públicas da Esalq tem novo coordenador

Com atividades realizadas desde o ano 2.000, o Grupo de Políticas Públicas (GPP) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) desenvolve pesquisas com análise territorial, avaliação, proposição e monitoramento de políticas públicas voltadas à agricultura e meio ambiente.

Em 2016, o GPP foi formalizado e vinculado à diretoria da Esalq, com a missão de estabelecer uma interface mais sólida entre universidade, sociedade civil e poder público.

Recentemente, o professor Durval Dourado Neto assumiu a coordenação do Grupo, que já conta com dezenas de projetos realizados ou em andamento nas temáticas da “agricultura familiar e médio produtor”; “agricultura irrigada”, “Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER”, “avaliação e formulação de políticas públicas”, “conectividade no meio rural”, “desenvolvimento rural sustentável”, “ordenamento territorial e governança de terras”.

Durval Dourado Neto

Atualmente, por exemplo, o GPP vem desenvolvendo o estudo “Plano de Ação Imediata para Agricultura Irrigada no Brasil para o período de 2020- 2023” junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional e o estudo “Análise territorial das necessidades de ATER, infraestrutura e plano de monitoramento e avaliação das ações empreendidas” junto a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo-SAF/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O GPP conta atualmente com 12 membros em sua equipe, incluindo docentes, profissionais da área, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Saiba mais em https://www.gppesalq.agr.br/ .

Edição 324