Ital oferece bolsa para Jovem Pesquisador e Pós-Doutorado

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em Campinas, oferece bolsa para atuação em processos térmicos de alimentos para pós-doutorado e Bolsa Jovem Pesquisador na área de contaminação de alimentos por embalagens.

Pós-Doutorado:
Graduados em Engenharia de Alimentos ou áreas afins, com doutorado concluído nos últimos sete anos na mesma área, podem concorrer a Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto de pesquisa em processos térmicos de alimentos no Ital. A candidatura pode ser feita até 13 de maio de 2019, seguindo as instruções do link http://www.ital.agricultura.sp.gov.br/oportunidades-processos-termicos.php.

O trabalho a ser desenvolvido deve ter ênfase nos estudos de avaliação de transferência de calor em processos de esterilização de alimentos acondicionados em embalagens rígidas e flexíveis, conduzidos em autoclave, operando nos modos estático, agitado e rotativo. Portanto o candidato deve ter experiência comprovada em pesquisas na área de processo térmico de alimentos e utilização de ferramentas estatísticas para processamento e análise de dados, além de produção científica em periódicos indexados e conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação.

Com duração de 36 meses e valor mensal de R$ 7.373,10, isento de imposto de renda, a bolsa está vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) do Ital, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Jovem Pesquisador
A Bolsa Jovem Pesquisador é para doutor em Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais ou áreas afins, que possui experiência comprovada em pesquisa no Exterior e em técnicas instrumentais como cromatografia gasosa, cromatografia líquida e espectrometria de massas. Os interessados devem se inscrever até 13 de maio de 2019, seguindo as instruções do link http://www.ital.agricultura.sp.gov.br/oportunidades-contaminacao.php.

O bolsista atuará na investigação de contaminantes químicos de alimentos decorrentes da migração a partir de materiais de embalagem, portanto deve apresentar na candidatura produção científica de alto impacto na área, além de ter conhecimento sobre embalagens para contato com alimentos; toxicologia, relação estrutura química e potencial carcinogênico e de estudos de exposição de consumidores a contaminantes, e composição e química de materiais plásticos, formulações, condições de processamento e processos de degradação de plásticos. Outro requisito é saber a língua inglesa para leitura, redação científica e conversação.

Parte do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) do Ital, a bolsa oferecida é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com duração de 48 meses e valor de R$ 8.377,50 por mês, isenta de imposto de renda. O projeto de pesquisa a ser desenvolvido deve ampliar a atuação do Ital na área de Segurança e Saudabilidade de Alimentos, visando estabelecer competência e infraestrutura para estudo da ocorrência e do potencial de migração e de toxicidade de contaminantes não intencionalmente adicionados (NIAS) em materiais de embalagem destinado ao contato com alimentos.

Boletim 269