Maestrina Cíntia Pinotti participa do III Simpósio Internacional Mulheres Regentes

(Crédito: Gerhard Waller)

De 17 a 20 de setembro, acontecerá on-line o III SIMPÓSIO INTERNACIONAL MULHERES REGENTES. A atividade terá como objetivos principais congregar grupos de trabalho que desenvolvam ações para que se implementem políticas culturais de inclusão feminina na música, e elaborar um Manifesto que promova a Igualdade de oportunidades para as mulheres na música.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) estará representada pela Maestrina Cíntia Pinotti, convidada como palestrante em uma das mesas de discussão. Serão apresentados painéis do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, México, Europa, USA. A coordenação geral é da Maestrina Ligia Amadio, brasileira e atual Diretora Titular e Artística da Orquestra FilarMõnica de Montevideo (Uruguai)

As mesas de discussão são organizadas por afinidades temáticas, formadas por regentes que fazem palestras de cerca de 8 minutos, sobre temas por elas escolhidos.

No dia 16, das 12h às 14h, Cínita Pinotti participa da mesa Problemas e soluções para trabalhos com coros em tempo de pandemia, apresentando como tema o evento Noite de Talentos – Tempos de Pandemia

No dia seguinte, 17/09, a maestrina participará do painel Brasil de Canto Coral, que ocorrerá das 18h às 19h30. Nesta oportunidade, debaterá a atuação da mulher na regência: como sua profissão interage com as desigualdades e contribui para a igualdade e apresentará o tema “Valorizando a Noiva da Colina”.

“Piracicaba é carinhosamente chamada de “Noiva da Colina”, inspirada num poema a ela dedicada. Na escolha do repertório para os conjuntos corais e orquestrais que trabalho, procuro incluir sempre obras dessa Mulher (a “Noiva da Colina”). Previamente há um trabalho de pesquisa, contextualização histórica, arranjos musicais se necessário e divulgação em apresentações e gravações, tanto da música erudita como folclórica e popular. Sempre com intuito de valorização e crescimento cultural”, conta a maestrina, que já coordenou produções

de destaque nessa linha como “Datas Festivas”, “Allexandrina in Concert – um musical piracicabano”, “Reboliço na Fazenda São João (musical)” , “Cantando Piracicaba – 250 anos”, “Rio de Lágrimas sobre a Ponte Tião Carreiro”

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.women-conductors.com/symposium-2020

Edição 340