Pesquisa é premiada no 7º Congresso Brasileiro de Soja

(divulgação)

Entre os dias 22 e 25 de junho, a cidade de Florianópolis (SC) sediou o 7º Congresso Brasileiro de Soja. Sob o tema “Tecnologia e mercado global: perspectivas para soja”, dois mil representantes da cadeia produtiva da soja estiveram reunidos e, na sessão de encerramento foram premiados três dos 376 trabalhos técnicos inscritos.

Entre os laureados, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) esteve representada pelo trabalho "Assessment of yeld with altered soybean traits for drought tolerance in Southern Brazil". A pesquisa foi apresentada pelo engenheiro agrônomo Rafael Battisti, aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas e orientado pelo professor Paulo Cesar Sentelhas, do Departamento de Engenharia de Biossistemas.

O estudo foi eleito o "melhor" trabalho científico apresentado na categoria "Pós-graduação" e tem como objetivo avaliar características de cultivares de soja, por meio de modelos de simulação de crescimento de cultura, que possam auxiliar a reduzir as perdas de produtividade por déficit hídrico para as condições climáticas atuais e futuras na região Centro-Sul do Brasil.

A pesquisa teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e a participação dos pesquisadores Kenneth J. Boote da Universidade da Flórida, Gil Miguel de Sousa Câmara, professor do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ, José R. B. Farias, da Embrapa Soja e do professor Claudir J. Basso, da Universidade Federal de Santa Maria.

Texto: Caio Albuquerque (03/07/2015)