Publicação aborda Criação de bezerras leiteiras

Foto: Casa do Produtor Rural

Para informar pecuaristas sobre diferentes práticas de manejo, o livro Criação de Bezerras Leiteiras abrange aspectos nutricionais e de manejo geral. Editado pela Casa do Produtor Rural da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a publicação foi coordenada da professora Carla Maris Machado Bittar, do departamento de Zootecnia da Esalq, com coautoria das estudantes Ana Carolina Fett da Cunha Pereira e Rafaela Nunes Sanchez Portal.

Voltado a produtores rurais, pesquisadores, profissionais, empresários e estudantes do setor, o guia traz, de maneira simples, orientações sobre práticas que resultam na eficiência da criação a partir da redução na taxa de mortalidade e aumento no desempenho do animal que está sob manejo nutricional adequado.

“Estudos demonstram que a adequada criação das fêmeas de reposição corresponde a 22% da produção de leite. Além disso, animais com maiores taxas de ganho nesta fase se tornam vacas mais produtivas. Assim, o investimento na criação de bezerras, embora seja de longo prazo, traz retorno econômico aos rebanhos”, comenta a professora.

O livro possui 76 páginas com linguagem simples e didática, tabelas, fotos, ilustrações e imagens exclusivas, que dão ao material fluidez e leveza.

O projeto teve o apoio do 2° Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP), da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).

A versão digital do livro está disponível para leitura, impressão e download no site da Casa do Produtor Rural, na seção Publicações.