QS Ranking classifica a USP entre as 50 melhores do mundo em 6 áreas

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun)

QS World University Ranking by Subject divulgado ontem, 21/03, classificou a USP entre as duzentas melhores universidades do mundo em 38 das 42 áreas de concentração avaliadas. O destaque foi a área de Odontologia, na qual a Universidade alcançou o 9º lugar, sua melhor colocação.

A Universidade também ficou entre as 50 melhores do mundo nas áreas de Agricultura e Silvicultura (26ª)  , Antropologia (34ª), Engenharia de Minérios e Minas (36ª) e Ciência Veterinária (38ª). Sendo que as áreas de Antropologia e Engenharia de Minérios e Minas participam do ranking pela primeira vez.

Em 25 áreas, a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em sete áreas, entre as 150 melhores; e, em uma área, entre as 250 melhores. A Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) continuam ocupando as primeiras posições, liderando em 12 áreas de concentração, cada uma.

O diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, destacou a validade do ranking e apontou a contribuição da comunidade interna na obtenção dessa posição. “A QS é uma instituição de muito prestígio, e suas avaliações são muito consideradas. Para nossa satisfação, a área de Agricultura e Silvicultura manteve-se em posição destacada e nessa oportunidade quero me congratular com toda a comunidade interna da ESALQ que trabalhou para que estivéssemos sendo bem avaliados. E sobretudo olhamos para frente, para possamos ocupar posições ainda mais destacadas, otimizando  nossas operações. Essa posição deve ser compartilhada como mérito de todos”.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa em educação especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou 4.226 universidades do mundo inteiro, em 42 áreas de concentração, seis áreas a mais do que na edição de ano passado.

As listas foram divididas em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais e Administração. Clique aqui e confira as classificações obtidas pela Universidade nas 39 áreas de concentração.

Texto: Caio Albuquerque, com informações da Assessoria da Reitoria da USP (22/03/2016)