TV USP Piracicaba é premiada em festival brasileiro do audiovisual

A TV USP Piracicaba, órgão da Divisão de Comunicação (DvComun) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), foi uma das contempladas durante a entrega do troféu Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, premiação entregue na noite dessa quarta-feira dia 12 de dezembro durante cerimônia de encerramento da 13ª edição do Festival, na cidade de João Pessoa/PB.

Classificada para a fase final com seis trabalhos em cinco categorias diferentes, a TV USP Piracicaba foi a grande vencedora na categoria Interprograma de Animação com a série "Hortas Urbanas", e ganhou ainda a Menção Honrosa na categoria Documentário, com a produção "O maravilhoso mundo das frutas raras", produção que fala da pesquisa do prof. Severino Matias de Alencar, pesquisador do LES/Esalq/USP em parceria com o produtor rural Helton Josué Teodoro Muniz, do sítio Frutas Raras.

A USP ganhou, ainda, o premio de Melhor Programa de TV, com a produção "3x4" da TV USP Bauru, ficando também com o prêmio e a menção honrosa na categoria Melhor Interprograma com a produções  “LGBTs no Regime Militar” e “Escavações na Lapa do Santo”, ambas da TV USP Capital.

Essa é a terceira vez que a TV USP Piracicaba participa do evento, desde sua criação. Na primeira participação, em 2011, ganhou dois prêmios. Já em 2015, na 9ª edição, conquistou mais dois prêmios. Após alguns anos sem participar do Festival, a TV USP Piracicaba voltou a inscrever trabalhos em 2018.

Confira as produções da TV USP Piracicaba que estão entre as ganhadoras:

Documentário
Especiais TV USP - O maravilhoso universo das "Frutas Raras" (veja em https://bit.ly/2JJAPhv)

Interprograma de animação/Videografismo
Projeto Hortas Urbanas (veja em https://bit.ly/2JJ52xs)

Sobre o Festival

Criado em 2005, por um grupo de realizadores audiovisuais brasileiros em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graças a sua representatividade e grande aceitação junto ao público e a crítica, em muito pouco tempo o Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro  consolidou-se como um dos principais festivais do país. Realizado anualmente em João Pessoa, na Paraíba, conta com apoio oficial do Governo Federal, por meio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, além de diversos patrocinadores de expressão.

Durante uma semana, sempre no mês de dezembro, a capital paraibana é tomada por profissionais e admiradores da sétima arte que se revezam entre mostras, exibições, debates e oficinas, cabendo à ultima noite do evento a grande cerimônia de premiação.

TV USP Piracicaba

Criada em 2010 como parte da já extinta Rede USP de Rádio e Televisão, a TV USP Piracicaba foi incorporada pela Divisão de Comunicação (DvComun) da Esalq/USP em março de 2011. Desde então, ampliou consideravelmente o número de produções, assim como seu alcance.

Por meio de parcerias estratégicas, a TV tem expandido suas produções em nível local – com o Canal Universitário de Piracicaba (canal 13, da Net), TV Piracicaba (canal 5, da Net) e TV Câmara de Piracicaba (canal 60.4, Digital); nível nacional – por meio de coproduções com o Canal Futura e a Associação Brasileira de TVs Universitárias - ABTU; e mais recentemente em nível internacional – por meio das reportagens produzidas para o Noticiero Científico y Cultural Iberoamericano, periódico semanal gerido pela Asociación de Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas - ATEI.

Hoje, a TV conta com um jornalista/produtor, um cinegrafista e um editor/pós-produtor. Todo trabalho realizado pelos profissinais da TV se ajustam com o trabalho dos profissionais da DvComun como dos jornalistas pauteiros e encarregados da elaboração de conteúdo, fotógrafo, web-designer, estagiários do setor e profissionais da área administrativa.

Link: Premiação da 13ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Texto: Fabiano Pereira (13/12/2018)