USP Recicla celebrou 25 anos

(Crédito: Gerhard Waller - Esalq/DvComun)

Transformar hábitos e comportamentos que inspiram gerações na direção de um mundo sustentável. Com essa premissa, o USP Recicla chegou aos 25 anos e comemorou a data em cerimônia realizada no último dia 23 de agosto, no Salão Nobre da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

O USP Recicla é um programa institucional da Universidade de São Paulo (USP), que desenvolve ações voltadas à educação ambiental e minimização de resíduos. Durante o ato comemorativo, que reuniu dirigentes, professores, servidores, estudantes e demais membros da comunidade, o superintendente de Gestão Ambiental da USP, Tercio Ambrizzi, falou da importância do projeto. “É uma satisfação ver os frutos desse trabalho, que tanto contribui com ações de educação ambiental na universidade e assim tem promovido a familiarização das pessoas com políticas de sustentabilidade”.O coordenador do USP Recicla no campus Luiz de Queiroz, professor Miguel Cooper, também falou das contribuições do programa. “As contribuições do USP Recicla ao longo dos 25 são imensas. Esse trabalha incansável, que envolve tanta gente, tem construído modelos e políticas ambientais que se tornaram referência não somente na universidade. Os processos de educação e formação promovidos pelo USP Recicla interiorizam processos e transformam a vida das pessoas”.

Entusiasta do programa, o vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, comentou que as ações do USP Recicla se fazem presentes em seu cotidiano. “As ações do USP Recicla permeiam minha vivência no departamento, nas minhas aulas e por isso é um prazer para a Esalq celebrar uma iniciativa que tanto tem feito para educação ambiental, para a minimização de resíduos e para a sustentabilidade do meio ambiente. O modelo de consumo responsável dos recursos contribui para a formação de cidadãos conscientes”.

A cerimônia comemorativa dos 25 anos do USP Recicla contou com apresentação do Coral Luiz de Queiroz. Na sequência ao ato de celebração, a comunidade pode conferir ações práticas do projeto em todos os campi da USP.

Texto: Caio Albquerque (26/08/2019)