ESALQ realiza ações do Programa de Combate ao mosquito Aedes em parceria com Sesc Piracicaba

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), em parceria com o SESC Piracicaba, realiza ações do Programa de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.

Na quinta-feira, 4/8, as 19h, ocorrerá um bate papo com o tema "Mitos e verdades: combate ao mosquito Aedes". A atividade acontecerá na Comedoria do Sesc Piracicaba. A falta de cuidado com o descarte de resíduos, principalmente no ambiente urbano, contribui para infestação do mosquito Aedes, que pode se desenvolver dentro ou ao redor dos domicílios. Sendo o mosquito o principal transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a compreensão do seu desenvolvimento e daquilo que é realmente eficiente para combatê-lo são fundamentais. Essa atividade contará com mediação de Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba (Divisão de Comunicação da USP/ESALQ); e a participação de Alexandre José Ferreira Diniz, engenheiro agrônomo e pós-doutorando em Entomologia na ESALQ; e Márcio José Sérgio Ermida, coordenador pedagógico do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba

No sábado, dia 6/8, também na Comedoria do SESC, ocorrerá uma intervenção educativa com o tema "Mosquito Aedes: saiba mais sobre o combate". A ação será das 14h as 16h, com coordenação do biólogo Aloísio Coelho Jr. O objetivo dessa atividade é esclarecer dúvidas sobre os métodos de controle do inseto vetor da dengue, zika e chikungunya na exposição de meios de combate que realmente funcionam, com orientações de como identificar o mosquito e os mitos acerca dele. Atualmente, Aloísio é pós-doutorando em Entomologia na ESALQ e consultor do setor privado. Sua área de especialização é a biologia de inseto, criação massal e controle biológico.

A entrada para as duas ações é gratuita. O SESC Piracicaba está localizado na R. Ipiranga, 155 - Centro, Piracicaba – SP. Outras informações pelo e-mail aedes.esalq@usp.br .

Postado em: 
04/08/2016
(crédito: Gerhard Waller)