Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas

bacharelado | 30 vagas anuais | noturno | 5 anos

 

PROFISSÃO

O biólogo se dedica ao estudo da vida em vários níveis e aspectos para compreender a origem, evolução, estrutura, funcionamento e reprodução dos organismos, além das relações que esses mantêm entre si e com os fatores externos que compõem o local onde vivem.

CURRÍCULO ACADÊMICO

O curso oferece ao aluno disciplinas básicas na área biológica como botânica, genética, biologia molecular, zoologia de invertebrados e vertebrados e na área das ciências exatas como bioquímica, biofísica, estatística e matemática aplicada, além de específicas e aplicadas em biotecnologia, manejo da vida silvestre e biologia agrícola.

É possível optar por cursar também a licenciatura (não há vestibular específico): os alunos do curso de bacharelado podem inscrever-se, paralelamente, em disciplinas para obter o grau de licenciado, tais como: Introdução aos Estudos da Educação, Política e Organização da Educação Brasileira, Psicologia da Educação, Didática, Metodologia do Ensino em Ciências Biológicas. Consulte as seguintes informações:

INFRAESTRUTURA

A Esalq/USP oferece excelente infraestrutura física e humana. As aulas acontecem nos departamentos da Escola e no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP em Piracicaba, e também em atividades de campo e excursões. Os alunos tem a possibilidade de realizarem estágios, curriculares e extra curriculares, em pesquisa em diversos laboratórios e áreas de interesse no próprio campus, na Esalq ou no Cena.

O estudante do curso tem à disposição ambientes propícios para estudo e pesquisa extra-aula em bibliotecas que possuem salas de estudo individual e coletivo, terminais de acesso à Internet e excelente acervo de livros e periódicos voltados aos temas da área. Além disso, o futuro biólogo interage com alunos de outros cursos, pós-graduandos e pesquisadores com diversas formações, o que estimula seu desenvolvimento técnico e científico.

O curso conta com professores doutores preparados e reconhecidos dentro e fora da Universidade, cuja proximidade com os alunos é bastante valorizada. Outro diferencial na formação do biólogo é a extensão universitária, com oportunidades de participação em grupos internos ou externos à USP, e também experiências no exterior, o que lhe permite especializar-se nas áreas que mais lhe agradem.

MERCADO DE TRABALHO

O biólogo pode atuar em instituições públicas e privadas para:

  • Desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas em áreas ligadas às ciências biológicas;
  • Coordenação, elaboração e desenvolvimento de projetos de manejo, uso e restauração da biodiversidade;
  • Consultorias e perícias ambientais;
  • Atividades de pesquisa e docência em instituições de ensino superior.

Ao aluno que cumprir as disciplinas do programa de Licenciatura é conferido um segundo diploma, que permite dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio.

Acompanhe: Facebook do Curso

CONTATO

Comissão de Coordenação do Curso de Ciências Biológicas


Saiba mais