Bacharelado em Ciência dos Alimentos

bacharelado | 40 vagas anuais | noturno | 5 anos

 

PROFISSÃO

O cientista de alimentos é o único profissional que estuda integralmente o alimento sob todos os aspectos: a composição e a conservação da matéria-prima, a sua transformação na indústria, a comercialização no varejo e a chegada até a mesa do consumidor. É o especialista em alimentos, com visão única do sistema de produção agroalimentar, que atua na relação homem-alimento e qualidade de vida, respeitando o ambiente e atendendo às necessidades da sociedade.

CURRÍCULO ACADÊMICO

O curso oferece ao aluno disciplinas básicas nas áreas das ciências exatas, biológicas e humanas, como cálculo, física, química, bioquímica, biologia celular, microbiologia, nutrição, economia, administração, gestão, antropologia, marketing; disciplinas aplicadas como microbiologia de alimentos, bioquímica de alimentos, higiene e legislação, desenvolvimento de produtos, garantia e controle da qualidade no sistema agroalimentar, e outras relacionadas aos alimentos de origem animal e vegetal (produção, transformação, distribuição e comercialização, contemplando os processos de conservação, análise sensorial e aspectos de consumo). Consulte:

INFRAESTRUTURA

A Esalq/USP oferece excelente infraestrutura física e humana: a preocupação está além da qualidade de salas e laboratórios. As aulas acontecem nos departamentos da Escola, concentrando-se no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, que possui mais de dez laboratórios e planta-piloto para aulas práticas de tecnologia de alimentos.

Os estudantes do curso têm à disposição ambientes propícios para estudo e pesquisa extra-aula em bibliotecas que possuem salas de estudo individual e coletivo, terminais de acesso à Internet e variedade de livros voltados aos temas da área. O curso conta com professores doutores preparados e reconhecidos dentro e fora da Universidade, cuja proximidade com os alunos é bastante valorizada.

Outro diferencial na formação do cientista de alimentos é a oportunidade de realizar estágios em projetos multidisciplinares e participar de grupos de extensão universitária da Escola. O estágio obrigatório, tanto na Esalq/USP como em empresas, permite ao aluno especializar-se na área em que mais lhe agrada e a se preparar para o mercado de trabalho.

MERCADO DE TRABALHO

O cientista de alimentos pode atuar em:

  • setor privado: pesquisa e desenvolvimento de produtos alimentícios e inovações tecnológicas, gestão de programas de garantia da qualidade de alimentos, processamento e conservação de produtos agropecuários, gerenciamento de equipes de laboratórios em indústrias ou em serviços de apoio ao setor de alimentação, desenvolvimento de programas de educação para o consumo e a produção de alimentos;
  • órgãos públicos (municipais, estaduais e federais): setor de vigilância sanitária e epidemiológica, educação e saúde no monitoramento de processos de segurança alimentar e nutricional;
  • instituições de ensino superior e de pesquisa: atividades de docência, pesquisa e extensão;
  • consultoria em capacitação de pessoal, garantia e controle da qualidade e legislação regulatória na área de alimentos.

O aluno que participar do programa de dupla-diplomação com a escola francesa ONIRIS, em Nantes, recebe dois diplomas, um nacional e outro internacional, o que lhe possibilita atuação em mercado estrangeiro.

Acompanhe:

Facebook do Curso

Twitter do Curso

CONTATO

Comissão de Coordenação do Curso de Ciências dos Alimentos


Saiba mais