Bacharelado em Ciências Econômicas

BACHARELADO | 40 VAGAS ANUAIS | DIURNO | 4 ANOS

 

PROFISSÃO

O campo de atuação profissional do economista é vasto envolvendo funções nos mais diversos setores da economia. Especificamente, o economista atua, como profissional liberal ou como integrante de uma entidade pública ou privada, em atividades relacionadas ao planejamento econômico e financeiro, projeções, pesquisa e análise de mercado e eficiência econômica, análise de investimentos, formulação de políticas públicas e organizacionais, prestação de serviços em consultoria, produção de laudos, orientação, supervisão e assistência econômica.

CURRÍCULO ACADÊMICO

O curso oferece sólida formação em teoria econômica, métodos quantitativos e formação histórica e social, fornecendo o ferramental analítico necessário para que seus alunos compreendam e analisem o funcionamento do sistema econômico e de seus diversos setores. Adicionalmente, o curso proporciona, por meio de disciplinas optativas e atividades de estágio, extensão e iniciação científica, a possibilidade de obter habilidades adicionais nas áreas em que a Esalq/USP é internacionalmente reconhecida como o agronegócio, finanças, gestão de recursos naturais, bioenergia e planejamento. Consulte as seguintes informações:

INFRAESTRUTURA

A Esalq/USP oferece excelente infraestrutura física e humana. O Departamento de Economia, Administração e Sociologia possui salas climatizadas com equipamentos de multimídia e acesso à internet, laboratórios de informática, sala de estudo individual e coletivo com acesso à Internet wi-fi e biblioteca especializada.

A excelência do curso está além da qualidade de suas salas e laboratórios, contando com a experiência de professores doutores, com alta qualificação profissional obtida em centros renomados nacional e internacionalmente, e uma atuação envolvendo proximidade com os alunos em atividades de ensino.

Outro diferencial na formação do economista na Esalq/USP é a oportunidade de realizar atividades de pesquisa e extensão universitária oferecidas por mais de 30 grupos que atuam nas mais diversas áreas, como economia internacional, finanças e contabilidade, análise de mercado, marketing, questões logísticas, economia industrial, entre outras.

As possibilidades de internacionalização também são muito amplas, envolvendo diversos convênios com universidades estrangeiras para a realização de intercâmbios acadêmicos e estágios de pesquisa.

MERCADO DE TRABALHO

O economista pode atuar em:

  • Empresas de pequeno, médio e grande porte de todos os ramos;
  • Institutos de pesquisa;
  • Bancos e outras organizações do setor financeiro;
  • Organizações não-governamentais (ONGs), associações e cooperativas;
  • Órgãos de governos municipais, estaduais e federais (concursos públicos);
  • Prestadoras de serviços e consultoria na área econômica.

CONTATO

Comissão de Coordenação do Curso de Ciências Econômicas


Saiba mais