Bacharelado em Gestão Ambiental

 

Bacharelado | 40 vagas anuais | noturno | 4 anos

 

PROFISSÃO

O gestor ambiental é o administrador dos recursos ambientais, responsável por manter o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e a produção econômica de bens e serviços. É o profissional que elabora, desenvolve e coordena projetos ambientais gerencia projetos ambientais, formula políticas para certificação ambiental, promove ações de conscientização e educação ambiental, e realiza estudos de impacto ambiental.

CURRÍCULO ACADÊMICO

O curso oferece ao aluno formação multidisciplinar voltada às ciências da terra e do ambiente, sociais e administrativas, com disciplinas relacionadas a administração, economia, sociologia, geoprocessamento, botânica, geologia, química ambiental, zoologia, hidrologia, ecologia, educação ambiental, gestão turística, projetos ambientais e sociais, certificação ambiental, comunicação e marketing, direito e questões socioambientais. O trabalho de conclusão de curso permite ao estudante especializar-se na área que mais lhe agrada e a se preparar para o mercado de trabalho.

Consulte

INFRAESTRUTURA

A Esalq/USP oferece excelente infraestrutura física e humana: a preocupação está além da qualidade de salas e laboratórios. As aulas são oferecidas nos departamentos da Escola, no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP em Piracicaba.

Os estudantes do curso têm à disposição ambientes propícios para estudo e pesquisa extra-aula em bibliotecas com salas de estudo individual e coletivo, terminais de acesso à Internet e variedade de livros voltados aos temas da área.

O curso conta com professores preparados e reconhecidos dentro e fora da Universidade, cuja proximidade com os alunos é bastante valorizada. Outro diferencial na formação do gestor ambiental é a extensão universitária, com inúmeras oportunidades de participação em grupos internos ou externos à USP, e também experiências no exterior, o que proporciona vivências em áreas de sua preferência.

MERCADO DE TRABALHO

O gestor ambiental pode atuar em:

  • Instituições privadas: fiscalização ambiental, emissão de relatórios de impactos ambientais, implantação de sistemas de gestão ambiental, auditoria e certificação;
  • Órgãos públicos municipais, estaduais e federais em setores relacionados às questões ambientais tais como secretarias de Meio Ambiente, Ibama e Comitês de Bacias Hidrográficas;
  • Organizações não-governamentais (ONGs);
  • instituições de ensino e de pesquisa: atividades de docência, pesquisa e extensão;
  • Consultoria na área ambiental.

Consulte

Site do curso

CONTATO

Comissão de Coordenação do Curso de Gestão Ambiental


Siba mais