Disciplina - detalhe

LSO5907 - Preparação Pedagógica para o Ensino de Solos


Número de vagas:

Alunos regulares
Alunos especiais
Total
12
2
14

Número mínimo de alunos: 3
Data inicial: 05/03/2024    Data final: 17/06/2024
Data limite de cancelamento: 31/03/2024
Critério de seleção: Alunos de doutoramento

Idioma: Português

Docente(s) Ministrante(s)
Antonio Carlos de Azevedo

Horário / Local:
Terça - 19:00 às 22:00 - Depto. Ciência do Solo
Quinta - 19:00 às 22:00 - Depto. Ciência do Solo

Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
2
1
4
15 semanas
60 horas

Docentes responsáveis
Antonio Carlos de Azevedo
Maria Antonia Ramos de Azevedo

Objetivo
Proporcionar a reflexão sobre a prática docente universitária na área de ensino de solos. Apresentar e exercitar metodologias ativas no contexto do ensino de solos.

Conteúdo
1. Unidade 1: Pedagogia: historia e conceitos basicos.
2. Unidade 2: Ensino e aprendizagem.
3. Unidade 3: Organização do trabalho docente
4. Unidade 4: Metodologias ativas
5. Unidade 5: Especificidades do Ensino de Solos
6 Unidade 6: Avaliação do Ensino de Solos

Bibliografia
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. 2002. Docência no Ensino Superior. Vol 1. Ed. Cortez.
TARDIF, M. 2002. Saberes docentes e formação profissional. Ed. Vozes
CUNHA, M. I. da. 1998. O professor Universitário na Transição de Paradigmas. Ed. JM.
ANASTASIOU, L. das G. C. & ALVES, L. P. 2004. Processos de Ensinagem na Universidade. Ed. Univille.
BAVEYE, P.; FARMER, W. J.;LOGAN, T. J. 1992. Soil Science Education: Philosophy and Persspectives. Soil Science Society of America.1992.
Latour, B. 2017. A esperança de pandora. Ensaios sobre a realidade dos estudos cientificos. Ed. UNESP. 385 p.
Periódicos:
1. Journal of Natural Resources and Life Sciences Education. https://www.agronomy.org/publications/jnrlse/about