Disciplina - detalhe

LZT5818 - Formação Pedagógica em Ciência Animal e Pastagens


Número de vagas:

Alunos regulares
Alunos especiais
Total
16
0
16

Número mínimo de alunos: 3
Data inicial: 11/03/2024    Data final: 23/06/2024
Data limite de cancelamento: 06/04/2024
Idioma: Português

Docente(s) Ministrante(s)
Carla Maris Machado Bittar

Horário / Local:
Segunda - 14:00 às 16:00 - Depto. Zootecnia

Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
2
1
3
15 semanas
45 horas

Docentes responsáveis
Carla Maris Machado Bittar
Eduardo Francisquine Delgado
Roberto Sartori Filho

Objetivo
Proporcionar a reflexão e análise sobre a prática docente universitária na área de Ciência Animal e Pastagens em
ambiente acadêmico com atuação envolvendo ensino, pesquisa e extensão.

Conteúdo
A disciplina é dividida em quatro partes que envolvem formatos de participação dos pós-graduandos - 1) ciclo de
aulas com especialista em pedagogia do ensino universitário para abordar temas sobre: O papel sócio-político do
ensino superior; A identidade do professor universitário; A aula como espaço de produção do conhecimento;
Interação entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem; Autonomia e avaliação do estudante; 2)
elaboração de um memorial de formação ; 3) resenha circunstanciada individual discutindo a percepção do estudante
sobre o conjunto de informações apresentadas; e 4) apresentação de aula de 40-50 minutos sobre um tema do
interesse e domínio do pós graduando em uma das disciplinas oferecidas pelo departamento de Zootecnia no curso
de graduação em Engenharia Agronômica.

Bibliografia
Cadernos de Pedagogia Universitária USP - Repositório do site da disciplina.
Carvalho, A.M.P., e D.G. Pérez. 2000. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. Coleção
Questões de Nossa Época 26. Editora Cortez, São Paulo, SP.
Cunha, M.I. 2007. O Bom Professor e Sua Prática. 16ed. Editora Papirus, Campinas, SP.
Cunha, M.I. 2007. Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Editora Papirus, Campinas, SP. Krasilchick, M.
1986. Prática de Ensino. Ciências Biológicas. 2ed. Editora Harper, São Paulo, SP.
Krasilchick, M. 1987. O Professor e o Currículo de Ciências: temas básicos da educação e ensino. Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.Massetto, M. 1992. Aulas Vivas. M.G. Editora, São Paulo, SP.
Massetto, M. 2003. Competência Pedagógica do Professor Universitário. Summus Editorial, São Paulo, SP.
Massetto, M.; organizador. 1998. Docência na Universidade. Editora Papirus, Campinas, SP.
Moreira, D.; organizador. 1997. Didática do Ensino Superior: Técnicas e Tendências. Editora Pioneira, São Paulo,
SP. Pimenta, S.G.; e L.G.C. Anastasiou. 2002. Docência no Ensino Superior. Editora Cortez, São Paulo, SP.
Vasconcelos, M.L.M.A. 2000. A Formação do Professor do Ensino Superior. Editora Pioneira, São Paulo, SP. USP.
Caderno Pedagogia Universitária.
Periódicos
Cadernos de Pesquisa (ISSN 0100-1574) [Fundação Carlos Chagas].
Ciência & Educação (ISSN 1516-7313) [Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru]. Educação e Pesquisa
(ISSN 1517-9702) [Faculdade de Educação da USP].
Educação e Sociedade (ISSN 0101-7330) [Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES/UNICAMP].
Enseñanza de las Ciências (ISSN 0212-4521) [Universitat Autônoma de Barcelona].
Interface – Comunicação, Saúde, Educação (ISSN 1414-3283) [Escola de Medicina da UNESP, “campus” de
Botucatu].
Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-24780) [Editora Autores Associados, Rio de Janeiro,RJ].
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (http://www.rbep.inep.gov.br) [INEP-MEC].