Disciplina - detalhe

LZT5710 - Fisiologia de Plantas Forrageiras I


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
4
1
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Patricia Menezes Santos

Objetivo
Estudar os processos fisiológicos dos vegetais e suas implicações para o crescimento e desenvolvimento de plantas forrageiras. Entender a importância da relação entre as plantas e o meio ambiente. Relacionar os processos de economia hídrica, fotossíntese e desenvolvimento das plantas com a produtividade de plantas forrageiras.

Conteúdo
1. A água na planta. 1.1. Estrutura e propriedades da água. 1.2. Mecanismos de transporte da água: fluxo de massa, difusão e osmose. 1.3. Potencial hídrico. 1.4. Relações hídricas: absorção, transporte de água, transpiração, balanço hídrico. 2. Metabolismo de carbono nas plantas. 2.1. Interceptação de luz: índice de área foliar, estrutura do dossel, competição por luz. 2.2. Fotossíntese: fase fotoquímica, fixação e redução do carbono. 2.3 Ciclos fotossintéticos e suas implicações. 2.4. Transporte e distribuição de fotoassimilados. 4. Crescimento e desenvolvimento das plantas. 4.1. Conceitos de crescimento, diferenciação e desenvolvimento. 4.2. Estádios de desenvolvimento. 4.3. Mecanismos de controle do desenvolvimento vegetal. 5. Fisiologia de plantas em condições de estresse. 5.1. Conceito de estresse biótico e abiótico. 5.2. Estresse hídrico.

Bibliografia
JONES, H.G. Plants and microclimate: a quantitative approach to environmental plant physiology. Cambridge University Press. 2014.
LOPES, F.N.; LIMA, M.G.S. Fisiologia da produção. Editora UFV. 2015.
TAIZ, L.; ZEIGER, E.; Moller, I.M. Murphy, A. Plant physiology and development. Sunderland: Sinauer Associates, 2015.
Annals of Botany
Annual Review of Plant Physiology and Plant Molecular Biology
Journal of Experimental Botany
Physiologia Plantarum
Plant Physiology
Planta