Disciplina - detalhe

120 horas

Docentes responsáveis
Carlos Alberto Labate

Objetivo
O curso tem por objetivo discutir com os alunos os vários temas relacionados aos mecanismos de regulação da expressão gênica em plantas, animais e microrganismos. A disciplina apresenta as várias metodologias ômicas disponíveis atualmente, como transcriptômica, proteômica, metabolômica, lipidômica, entre outras, que possibilitam o estudo da biologia dos organismos de uma forma holística, integrada, buscando entender o que determina o fenótipo de um indivíduo. Na disciplina são discutidos o papel de fatores de transcrição na regulação da expressão gênica, mecanismos de splicing que possibilitam a ampliação da variabilidade genética, e por consequência do proteoma de um determinado genótipo. O papel dos RNAs não codificadores e micro-RNAs na regulação da expressão gênica também é discutido. Também são apresentadas as metodologias de integração de dados de genômica, proteômica e metabolômica, aplicadas ao estudo de sistemas biológicos de forma holística e integrada. Os princípios da Biologia de Sistemas são apresentados, métodos de bioinformática para o estudo da integração de dados ômicos. O efeito dos fatores ambientais contribuindo para alteração do padrão de expressão gênica também são discutidos, bem como tópicos sobre mecanismos de repáro do DNA, interações núcleo-organelas do ponto de vista da coordenação da expressão gênica. A disciplina compreende a leitura de textos recentes sobre os vários assuntos apresentados acima.

Conteúdo
1. Regulação da transcrição em procariotos e eucariotos; maquinaria de transcrição; fatores de transcrição; a molécula do RNA mensageiro; RNA transportador; Ribossomas. 2. Regulação da tradução em procariotos e eucariotos; splicing do RNA mensageiro; Splicing alternativo do RNA mensageiro; Poliadenilação do RNAm e regulação da expressão gênica; diversidade do proteoma celular. 3 Regulação pós-transcrição por MicroRNAs. 4 Regulação pós-tradução, fosforilação, glicosilação, metilação e acetilação de proteínas. 4 Genômica Funcional; transcritômica, proteômica, metabolômica e fenômica; metodologias aplicadas ao estudo de genômica funcional. 5. Bioinformática aplicada a Genômica Funcional e Biologia de Sistemas. 6 Metodologias aplicadas aos estudos de transcritômica (RNAseq); proteômica (LC-MS/MS); Metabolômica (GC-MS; LC-MS/MS; Bancos de dados de metabólitos). 7 Transdução de sinais em plantas e regulação da expressão gênica em resposta a estresses bióticos e abióticos. 8 Mecanismos de reparo do DNA e estabilidade celular, regulação da expressão gênica e ciclo celular. 9 O ciclo circadiano e regulação gênica de processos metabólicos primários. 10 Interações Núcleo-organelas e coordenação do funcionamento celular. 11 Integração de dados ômicos (transcriptômica, proteômica e metabolômica), correlação canônica e construção de redes de transcritos, proteínas e metabólitoa. 12 Bioinformática aplicada à Biologia de Sistemas.

Bibliografia