JACA
Artocarpus integrifolia L.
Sinon.: Polyphena jaca Lour., Sitodium cauliflorum Gaertn., 
Isjaca marum Rheede.
Família: MORACEAE
 Nomes couns: jaqueira, jaca-da-Bahia.
 
  CARACTERÍSTICAS GERAIS  

Árvore com até 20 m de altura, de porte ereto e copa densa. Folhas ovais, verde-escura, brilhantes, coriáceas, 12 a 20 cm de comprimento. Flores presas diretamente no tronco e nos ramos grossos da planta (caulifloria). Fruto composto, também chamado de infrutescência, já que é resultante da junção de um grande número de frutos simples, intimamente soldados em torno de um eixo central engrossado, podendo ter a forma globosa, oval ou alongada, seu comprimento varia de 12 cm a mais de 70 cm. A casca é áspera, com projeções triangulares curtas e pontudas, de coloração castanho-amarelada, quando o fruto está maduro. Cada fruto pode conter até 500 semente, que são envolvidas individualmente por uma polpa visguenta, amarela, bastante perfumada, de sabor bem doce e de consistência mole ou mais endurecida.  

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA  

Embora seja encontrada em diversos locais do mundo de forma subespontânea, incluindo o Brasil, a espécie é originária da Malásia e Índia.  

USOS MAIS FREQUENTES  

A polpa do fruto é consumida ao natural ou em compotas. As sementes são consumidas depois de cozidas ou assadas, delas também se faz uma farinha usada para biscoitos e outros alimentos. Planta muito utilizada no paisagismo pela sua elegância.  

Flor:  Setembro a novembro. 
Fruto: Dezembro a março.