This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: MST Data: 28/11/2014
Caderno/Link: http://www.mst.org.br/node/16801
Assunto: Escola de Agroecologia Egídio Brunetto realiza 1º seminário sobre meio ambiente
Escola de Agroecologia Egídio Brunetto realiza 1º seminário sobre meio ambiente
“Os desafios que encontramos na educação e na agroecologia devem ser debatidos em todos os espaços, envolvendo homens, mulheres e crianças no processo de luta e emancipação da consciência.” Esta foi uma das afirmações do Coletivo Estadual de Educação que trouxe importantes reflexões no 1º Seminário de Educação do Campo e Agroecologia.
O seminário aconteceu entre os dias 23 e 25 na Escola Popular Egídio Brunetto, localizada no município do Prado, e envolveu 62 pessoas que contribuem no processo pedagógico de 27 escolas dos Assentamentos e Acampamentos do MST na região do extremo sul baiano.
As atividades buscaram dialogar com o processo de transição agroecologica e trouxe reflexões sobre a abordagem desta questão nas salas de aula.
Pensando nisto, enfatizaram diversos aspectos sobre as contradições, possibilidades e desafios para o fortalecimento das escolas do campo, tendo como base a formação na perspectiva agroecológica.
Facilitando a abordagem destas questões, foi discutido: a conjuntura da educação do campo e os desafios das escolas do MST; educação ambiental e alfabetização agroecológica ambientalista; luta de classe e os desafios da construção da agroecologia.
Vinculando estes debates a realidade vivida nas comunidades, o Professor Marcos Sorrentino do Núcleo de Extensão NACE PETECA acredita que “a dimensão de uma educação ambiental transformadora possibilita a construção de coletivos e educadores na direção de uma sociedade sustentável”.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »