This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Patrícia ainda ressaltou que conversou bastante com os professores que coordenam a United Nations University (UNU) sobre o projeto "Promotion of Sustainability in Postgraduate Education and Research Network", que se apoia em outras universidades para oferecer formação em pós-graduação – mestrado e doutorado em sustentabilidade - na região da Ásia. "A rede da United Nations University tem pouca inserção na América Latina, e os docentes possuem muito interesse em cooperação para formação de pós-graduandos com apoio da ONU. A EESC está analisando formas de contribuir com projeto e elaborar parcerias", explicou.
Além das apresentações, a coordenadora participou como ouvinte da "International Conference on Higher Education for Sustainable Development", que abordou temáticas da sustentabilidade e educação ambiental de projetos desenvolvidos pela ONU em parceria com outras instituições.
Cooperação Internacional
No período de 15 a 28 de outubro, Patrícia também esteve na cidade de Pretória, na África do Sul, para participar da quarta e última etapa do projeto de cooperação internacional firmado entre SGA e o College of Education, da University of South Africa (UNISA), intitulado "Cooperation in education for sustainability and environmental education: strengthening ties between UNISA and USP".
Como educadora convidada, conduziu dois seminários para os docentes e funcionários da UNISA, apresentando a coleta e o resultado de dados do Projeto de Pegada Ecológica realizada na África e a redação de dois artigos. A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.
"A parte final do projeto era compartilhar os resultados com as pessoas que não trabalham diretamente com área ambiental e também apresentar pontos que precisam melhorar para diminuir o tamanho da pegada ecológica, além de incentivar outros institutos da universidade a adotarem a mesma metodologia", explicou.
Outro foco do projeto, que ainda terá continuidade, é a identificação do desempenho dos cursos de especialização a distância da UNISA na área de educação ambiental, abordando o funcionando e os principais destaques de aprendizado através da visão de ex-alunos. "Desenvolvemos um questionário para avaliar o desempenho do curso e submetemos a egressos. A próxima tarefa do projeto será fazer mais um artigo com resultado dessa avaliação", definiu.
Posteriormente, Patrícia apresentou um artigo sobre o projeto de cooperação entre a USP e a UNISA no evento "International Conference on Mathematics, Science and Technology Education (ISTE 2014)", que ocorreu de 19 a 23 de outubro, na cidade Limpopo.
A troca de experiências obtida nos eventos foi apresentada pela coordenadora em reunião aberta do programa EESC Sustentável, realizada nesta quinta-feira, dia 27.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »