This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: Jornal da USP Online Data: 01/12/2014
Caderno/Link: http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=38783 Assunto: A favor da convergência
A favor da convergência
ENTREVISTA
Condecorado em novembro com a Medalha Defesa Civil Nacional, o professor da Esalq Marcos Sorrentino afirma que a ação conservacionista deve ser feita tendo em vista tanto a defesa dos bens naturais como o benefício do ser humano
CAIO ALBUQUERQUE
De Piracicaba
Biólogo e pedagogo, o professor Marcos Sorrentino, do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) – a centenária unidade da USP instalada em Piracicaba –, foi agraciado no dia 4 de novembro passado, em Brasília (DF), com a Medalha Defesa Civil Nacional, uma honraria dada pelo governo federal a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao País em assuntos de defesa civil.
Sorrentino trilhou sua atuação profissional na área da educação ambiental. Foi docente do Departamento de Educação da Unesp, campus de Assis, e desde 1988 atua na Esalq, onde coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental.
Jornal da USP – Qual o significado da Medalha Defesa Civil Nacional?
Marcos Sorrentino – Durante pouco mais de um ano estive no Ministério da Educação como assessor especial para a política ambiental do Ministério. Nesse período articulei conversas com os Ministérios da Integração, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, para que as questões referentes aos desastres naturais não ocorram apenas na instância da Defesa Civil após o desastre. O propósito é que as instâncias federais desenvolvam um trabalho educador que anteceda o desastre e possibilite que essas populações em áreas de risco estejam sintonizadas com os sistemas de alertas, com medidas de evacuação e preventivas, e possam assim minimizar os impactos e evitar a perda de vidas.
JUSP – Articulador é um traço marcante na sua maneira de agir?
Sorrentino – Ser articulador é um papel e uma missão de quem trabalha com educação. Se nós temos uma concepção de educação que não é a de depositar conteúdo na cabeça das pessoas, mas sim possibilitar que o aprendizado se instaure nas pessoas e entre elas, então o educador atua como facilitador tanto no acesso ao conteúdo quanto no fomento ao diálogo crítico, capaz de interpretar os problemas socioambientais e construir ações para a transformação desses problemas em melhores condições de vida e existenciais.
JUSP – Como ocorreu sua identificação com a esfera ambiental?
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »