Page 18 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: AgroSoft Data: 08/01/2014

Link: http://www.agrosoft.org.br/agropag/227639.htm

Assunto: Cultivo orgânico de morango muda qualidade de frutos

Cultivo orgânico de morango muda qualidade de frutos

As diferenças entre o morango (Fragaria spp) cultivado nos sistemas convencional e orgânico são demonstradas em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. O fruto obtido no cultivo orgânico apresenta polpa mais firme e maior quantidade de sólidos solúveis, além de apresentar coloração mais intensa nas análises em laboratório. As diferenças entre as formas de cultivo foram estudadas no trabalho Pós-colheita de morangos produzidos no sistema de cultivo orgânico versus sistema convencional em repetidas avaliações, realizado pela engenheira agrônoma Carolina Amanda Wippich Andrade.

O morango é um fruto apreciado no mundo inteiro por conta de sua aparência atraente, suas propriedades nutritivas e por possuir sabor agradável. Um dos principais assuntos de preocupação mundial nos dias de hoje é a segurança alimentar, um desafio urgente que o mundo inteiro se depara, sendo foco de discussões e reuniões relacionadas à sustentabilidade do planeta. O estudo relata que os fatores de pré-colheita afetam o cultivo de morango no campo e condicionam o bom estado do fruto na pós-colheita. Assim, as práticas como a adubação, os tratamentos fitossanitários, a qualidade da muda, as condições climáticas e a disponibilidade de água, são fatores importantes para se obter um produto com características aceitáveis.

Por outro lado, os morangos são muito sensíveis às interferências externas após a sua colheita, dependendo de uma eficiente cadeia de comercialização para que chegue até o consumidor final de forma adequada. Por se tratar de um fruto muito suscetível ao ataque de pragas e doenças durante seu cultivo comercial, é utilizada grande quantidade de produtos químicos para sua produção. "O morango figura entre os principais alimentos onde são encontrados resíduos de agroquímicos acima do limite permitido e resíduos de produtos que não têm seu uso registrado para a cultura do morango", afirma a pesquisadora.

A pesquisa descreve que, de acordo com os sistemas de produção empregados, a qualidade pós-colheita também pode sofrer diferentes influências. "Muitos estudos se propõem a realizar avaliações de tal característica, porém, são estudos difíceis de serem conduzidos devido à multiplicidade de fatores externos que podem ter influência sobre a condição dos frutos", afirma Carolina. Dessa forma, a qualidade de morangos produzida foi avaliada em sete pares de propriedades na região produtora do Estado de São Paulo (Atibaia, Jarinú e Monte Alegre do Sul) e no Sul de Minas Gerais (Senador Amaral), sendo cada par formado por uma propriedade de cultivo orgânico e uma de cultivo convencional.

Mão-de-obra para colheita

O estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, foi conduzido com a contribuição de diversos produtores de morangos, tanto orgânicos quanto convencionais. Esses produtores disponibilizaram a propriedade e mão-de-obra para colheita dos frutos e enriqueceram o trabalho ao compartilharem suas experiências e dificuldades enfrentadas na cadeia de produção e comercialização de morangos. Após as colheitas, as avaliações foram conduzidas no Laboratório de Pós-Colheita de Produtos Hortícolas, no Departamento de Produção Vegetal (LPV) da Esalq, sob a orientação do professor Angelo Pedro Jacomino.

Page 18 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »