Page 122 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: Revista Museu Data: 17/01/2014 Link:

http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not.asp?id=39228&MES=/1/2014&max_por=10&ma Assunto: Site reúne memória dos 80 anos de USP

Site reúne memória dos 80 anos de USP

SÃO PAULO, São Paulo - 25 de janeiro. Mais que o aniversário da cidade de São Paulo, a data marca o início oficial da maior Universidade do país, que este ano completa seus 80 anos. Em 1934, as Faculdades de Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Escolas Politécnica e Superior de Agricultura Luiz de Queiroz já existiam, mas foi então que as seis instituições de ensino superior de maior importância do estado se uniram para formar a pedra fundamental da USP.

A Universidade, que veio com o lema Scientia Vinces (Vencerás pela Ciência, em latim), venceu. Com boas posições em rankings internacionais, a USP é destaque na América Latina e já conquista o mundo com projetos de internacionalização. Sua história caminha lado-a-lado com a história do próprio país e é isso que o novo projeto do Museu de Ciências busca apresentar em sua nova plataforma.

Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o Museu de Ciências lançou o site Memória USP com o objetivo de reunir informações sobre acontecimentos históricos, locais e

pessoas importantes na história da Universidade em uma única plataforma virtual. O projeto reúne os acervos fotográficos e documentais referentes à história e à memória institucional de cada unidade da USP. Os dados que estão disponíveis em seu website relacionam unidades, eventos históricos, pessoas e locais em uma interface de tempo-espaço. É, em suma, uma linha do tempo interativa da USP, que conta com mapa e imagens para facilitar a navegação.

História feita por todos

“A intenção é que as unidades se apropriem da plataforma e construam a memória da universidade”, conta Nilza Ferreira, membro do grupo responsável pelo site. “A ideia nasceu há dois anos com a professora Marina Yamamoto que, junto a um grupo de trabalho do Museu de Ciências, buscou resgatar a memória da universidade”.

Inicialmente formado por membros do Conselho Deliberativo da Unidade, o grupo com o tempo se reduziu. Formado por professores, bolsistas e funcionários, são eles os responsáveis pela

manutenção do projeto. A pró-reitora adjunta de cultura e extensão universitária Marina Yamamoto divide a responsabilidade pela coordenação das atividades com o professor do Instituto de Química (IQ), Guilherme Marson.

Ao acessar o website, que conta com informações de unidades de ensino e pesquisa, o usuário terá acesso aos principais acontecimentos históricos da USP. Desde a criação das primeiras faculdades e institutos que posteriormente se integraram à Universidade, como a Esalq, em Piracicaba, até as unidades de ensino mais recentes, como a Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), a USP Leste.

Page 122 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »