Page 44 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: Maxpress Data: 13/01/2014

Link:http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot=214802 Assunto: Sedema faz força tarefa para arborização

Sedema faz força tarefa para arborização

A Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) está com uma força tarefa nas ruas para ampliar a arborização da cidade. Focando em um bairro de cada vez, a meta é ocupar os espaços disponíveis com novas árvores. O trabalho começa nos imóveis públicos e segue para as ruas, buscando também a conscientização dos moradores sobre a importância do verde. Até 2016 a meta da Sedema é plantar 24 mil árvores em calçadas, 90 mil em áreas verdes e 136 mil em zona rural.

Baseados num trabalho da Esalq, que aponta o déficit arbóreo no município, a secretaria mapeia os pontos e levanta o potencial de árvores que cada bairro tem. Até o segundo semestre de 2013 foram mapeados quatro bairros: Centro, Jardim Monumento, Castelinho e Cecap/Eldorado. No Centro o potencial era para 1.118 mudas, no Castelinho outras 250 e no Jardim Monumento 300. No Cecap/Eldorado a equipe técnica plantou 307 mudas. “Um dos grandes problemas é compatibilizar os equipamentos urbanos com as árvores”, afirmou o engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Controle Ambiental da Sedema, Carlos Ambrosano, explicando que casas sem recuo, fiação e impermeabilização do solo interferem diretamente na questão.

Assim, além de achar o local que pode ter uma árvore, é preciso definir qual a melhor espécie. A bióloga do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), Gisele Barion, destacou que lei municipal determina que as ruas recebam mudas de espécies de médio e grande porte como ipês amarelo, rosa, branco, roxo, querotéria, canelinha, resedá gigante, chorão, entre outros. “Levantamos o espaço onde cabe a árvore, cortamos o concreto, colocamos o tutor e a amarração. A pessoa só precisa molhar”, disse.

“Árvores de grande porte têm maior efeito ambiental, fazem mais sombra, retém mais água e passam a altura da fiação, sem gerar prejuízo”, informou Ambrosano.

Para conscientizar sobre a importância da arborização, a Sedema criou um panfleto explicando como cuidar das mudas e os benefícios gerados pelas árvores como aumento da umidade do ar, redução da quantidade de água que chegará aos bueiros, redução da poluição sonora, auxílio na retenção de poluição do ar, entre outros.

Page 44 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »