This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO
Veículo: Valor Online
Data: 29/01/2014
Link: http://linkpublico.comunique-se.com.br/MonitorWeb/20881863/Clipping Assunto: Ganhar com cavalos é para quem entende do assunto
Ganhar com cavalos é para quem entende do assunto
Luciano Cury, criador de cavalos desde 1989, diz que somente o investimento inicial gira em torno de R$ 150 mil
A paixão é um ingrediente importante não só para quem investe em carros clássicos, moedas e selos raros, vinhos ou obras de arte. Esse componente vale também para os amantes de cavalos de raça, que apostam parte de seus recursos em mais uma modalidade alternativa de investimento. É o caso de Luciano Cury, 55 anos. Ele faz parte do mundo equestre desde 1989, quando trocou seu emprego em uma empresa de comércio exterior por uma renda menor, movimento na carreira compensado com maior satisfação. "Alguns fazem do hobby uma das paixões; eu fiz da paixão uma profissão", conta.
Após estudar o mercado e, principalmente, a raça árabe, Cury começou a dar consultoria sobre o assunto. É com essa função, somada às vendas de seus cavalos em leilões, que ele monta sua renda no fim do mês. Mas o retorno é vantajoso financeiramente? "É muito difícil de ganhar dinheiro com cavalos", diz.
O sócio da Brasil Plural, Eduardo Moreira, compartilha a visão. Há quatro anos, ele comprou um sítio e um cavalo, mesmo sem ter conhecimento sobre o animal. Após sofrer um acidente, Moreira decidiu fazer um curso sobre encantamento de cavalos, ministrado por Monty Roberts, criador do método Doma Gentil para domesticação de cavalos. A partir daquele momento, o hobby passou a ter mais efeito na vida dele. "Resolvi criar cavalos das raças manga-larga e marchador. Eu era chamado para ensinar a técnica de doma sem violência", conta.
Atualmente, Moreira tem 15 cavalos em seu sítio e faz questão de ressaltar a paixão pelo animal. "Costumo dizer que, no caso de cavalos, você começa como criador e vira colecionador", diz o autor do livro "Encantadores de Vidas", baseado no acidente ocorrido e na experiência com o método de Monty Roberts. Segundo ele, não é fácil ganhar dinheiro investindo, mas há duas maneiras para ter resultado financeiro: vendendo produtos (sêmen, por exemplo) que vêm dos animais ou criando os cavalos para prática de esporte, como adestramento, polo e turfe.
A paixão por cavalos entre profissionais do mercado financeiro tem outros integrantes além do sócio da Brasil Plural. Paulo Bilyk, diretor de investimentos da Rio Bravo, herdou a vontade de criar o animal de seu pai polonês. "A Polônia sempre foi muito voltada para cavalaria e meu pai fez parte da cavalaria durante a Segunda Guerra Mundial. E ele passava esse envolvimento com cavalos para nós, meus irmãos e eu", conta.
Em 1995, Bilyk comprou os primeiros alqueires na cidade de Campos do Jordão, em uma região mais próxima de Minas Gerais. "Quando o espaço aumentou, comprei de um amigo quatro éguas das raças árabe e anglo-árabe. Com isso, comecei a me interessar por criação", diz.
O que no início ele chamava de brincadeira foi se tornando algo mais profissional. "Decidi construir um centro hípico, o Polanas, localizado em fundo de vale, cercado de mata nativa", afirma. O local tem quase dez anos de existência e conta, atualmente, com 60 cavalos. "Vendemos, anualmente, em leilões, 12 ou 13 cavalos", conta. Para fazer a gestão do centro, Bilyk trouxe a experiência do mercado financeiro. "Temos um controle muito rígido dos custos e também implantamos um sistema administrativo de uma empresa."
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »