Page 86 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO

Veículo: Milk Point

Data: 28/01/2014

Link: http://linkpublico.comunique-se.com.br/MonitorWeb/20864697/Clipping Assunto: Professor universitário decide investir na produção de leite

Professor universitário decide investir na produção de leite

Nesta edição do Nossa Comunidade, fizemos uma entrevista com o Professor João Ricardo Alves Pereira, quem nos contará como e quando surgiu a ideia de começar a produzir leite na Chácara São Francisco de Assis.

Confira a entrevista!

1) Quem é João Ricardo? De onde veio a vontade de trabalhar como professor na área de pecuária?

Diferente de quase todos os produtores, minha família não é do ramo. Meu pai é encanador e minha mãe dona de casa. Mas o gosto pela pecuária vem desde criança. Sempre brincava de "fazendinha" com amigos imaginários! Tive a oportunidade de fazer Zootecnia, sendo o primeiro a concluir um curso superior nas famílias dos meus pais. Fiz mestrado em Nutrição Animal e Pastagens na ESALQ/USP e doutorado na Unesp/Jaboticabal, onde também concluí a graduação. Em 1990 conheci na região a Cooperativa Batavo numa visita com a turma de faculdade quando íamos para a Expointer. Fiquei deslumbrado com o lugar, vendo vacas de alta produção e forragens de inverno, já que sou de Ribeirão Preto/SP e só conhecia "braquiária" e vacas mestiças. Em 1996 me tornei professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR e me mudei definitivamente para o Paraná. Na universidade, trabalhei na Fazenda Escola onde desenvolvemos, além da pecuária de leite, um projeto de ovinocultura intensiva. Implantamos o curso de Zootecnia, onde eu fui o coordenador até a formatura da primeira turma, em 2006. Nesse mesmo ano, deixei a dedicação exclusiva na Universidade, embora mantenha a mesma carga horária de trabalho, e comecei uma empresa de consultoria em pecuária, a Vitalle Nutrição Animal. O trabalho junto à empresas do setor me oportunizou conhecer propriedades e projetos em quase todo o Brasil e alguns poucos no exterior, além de produtores, principalmente de leite, funcionários e técnicos, que considero como meu segundo "curso universitário". Particularmente, me sinto realizado fazendo palestras para produtores em dias de campo e ouvindo as dúvidas deles. O prêmio impacto em 2012 foi um marco na minha vida profissional.

2) Quando surgiu a ideia de começar a produzir leite? Conte-nos como começou a história da Chácara São Francisco de Assis.

Eu comecei criando Angus em sociedade com um amigo, o Ricardo Wolter, na fazenda da família dele em Carambeí. Fizemos isso por sete anos. Em julho de 2011 eu resolvi partir para a "carreira solo", pensando numa atividade para depois da aposentadoria como consultor e professor. Comprei 30 hectares próximos de Ponta Grossa e começamos, literalmente do zero, uma unidade de produção de leite (leiteria), já que na propriedade tinha somente uma pequena casa de dois cômodos! Plantamos milho para silagem e, em 2012, começamos as construções. O objetivo era ter um local para conduzir meus trabalhos de pesquisa com silagem e máquinas forrageiras e, na sequência, projetos de nutrição animal com vacas leiteiras. Em janeiro de 2013 levamos para a propriedade as primeiras novilhas Jersey, que eu havia trocado com alguns Angus e, em seguida, comprei mais dezoito novilhas holandesas. O meu colaborador e grande amigo João Vicente Los, que trabalhava com a gente na criação de Angus, mudou-se para lá e começamos a tocar a Chácara São Francisco de Assis (nasci no dia dele!).

Vacas indo para a ordenha - Holandesas e Jersey (clique na foto para ampliar)

3) Como foi estruturado o projeto para produção leiteira? Qual o sistema implantado?

Page 86 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »