This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Construímos um free-stall para alojar 50 vacas em sistema de confinamento, com possibilidade de ampliação para até 90, com piso ripado e coleta de dejetos, e uma sala de ordenha com seis conjuntos. Nossa área de lavoura para produção de comida é de 22 hectares, mais 3 hectares de pastagem de tifton, onde fazemos a recria. Uma parte da lavoura é destinada aos trabalhos de pesquisa. A maior parte das ideias para as instalações, e mesmo de manejo, veio de visitas e conversas com produtores que tive a oportunidade de conhecer durante esses anos como consultor. Eu chegava de viagem na sexta-feira, no sábado discutia com o João Vicente, adequávamos aquilo à nossa necessidade, e construíamos do nosso jeito.
Rebanho Holandês e Jersey (clique na foto para ampliar)
4) Como é a propriedade atualmente: padrão de raça do rebanho, rebanho total, nº de vacas em lactação, média de produção diária total, média de produção diária por vaca, etc. Quais são as metas de produção para o futuro?
Em abril de 2013 fizemos a primeira entrega de leite para a Cooperativa Batavo, da qual passei a ser cooperado (depois de 22 anos daquela viagem com a faculdade...rssss). Foram 350 litros de dois dias de produção. Atualmente, estamos ordenhando 28 vacas, 14 holandesas e 14 Jersey, e produzindo cerca de 700 litros/dia.
Eu tinha intenção de ficar com apenas uma raça, mas acertamos o manejo, em separado, e estou bastante contente com o desempenho das duas. Quase a totalidade do rebanho são vacas de primeira cria. Temos 28 vacas em lactação, devendo chegar a 35 nos próximos dias. Nossa média de produtividade tem sido de cerca de 30-32 litros nas holandesas e de 20-22 nas Jersey. Temos um lote de novilhas que entrará em lactação até o início do próximo ano e nossa produção deve dobrar.
Em 2014/2015, devemos atingir uma produção diária de 1500 a 1700 litros dia, com a entrada de outros animais no rebanho.
O projeto está dimensionado para uma produção diária de 2.500 litros/dia, que seria nossa capacidade de produção de volumoso na propriedade.
Vacas Holandesas - Produção média atual 30-32 litros/dia
5) Como foi programada a estratégia de alimentação dos animais?
Conforme respondido acima, possuímos 22 ha de área agrícola onde plantamos milho no verão e uma parte em segunda safra. Nessa mesma área, no inverno, plantamos culturas como aveia e azevém, sendo uma pequena parte utilizadas para pastejo de novilhas e o restante transformado em silagem pré secada.
Temos como meta buscar a máxima eficiência na produção de silagem de milho no verão e parte da safrinha, bem como na produção de silagem de forragens de inverno, pois entendendo que esta é a única forma de termos menores custos com alimentação num sistema de produção um pouco mais intensivo.
Cultura de milho para produção de silagem
Colheita do Azevém - Cultura de inverno
Futuramente temos a intenção de terceirizar a recria de novilhas (5 até 22 meses) e ampliar um pouco nossas instalações. Os investimentos iniciais foram significativos, mas por ver boas perspectivas na atividade leiteira, acreditamos que tudo dará certo.
Lote de novilhas em recria - Piquetes de Tifton
6) O que você considera de melhor na sua propriedade (um diferencial)?
Fizemos um investimento grande na captação de dejetos. O piso do free-stall é ripado (vazado), permitindo a coleta de armazenamento dos dejetos no mesmo local. Os dejetos da lavagem da ordenha da sala de espera são captados e decantados. Todos esses dejetos são distribuídos periodicamente nas área de lavoura, que são muito próximas. Para conforto dos animais utilizamos colchões de raspa de
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »