Page 21 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO

Veículo: Estadão Data: 07/08/2014

Caderno/Link: http://blogs.estadao.com.br/radar-do-agronegocio/verde-no-amarelo/ Assunto: Fazenda experimental da ESALQ corre risco de ser desapropriada

Fazenda experimental da Esalq corre risco de ser desapropriada

Pesquisadores, professores e estudantes temem o risco de desapropriação de uma fazenda experimental administrada pela Esalq onde funciona um importante projeto de educação ambiental

Estudantes visitam a reserva Itatinga: exemplo de educação ambiental (Divulgação)

Governo do Estado de São Paulo estuda a possibilidade de desapropriar parte de uma fazenda experimental da Universidade de São Paulo (USP), administrada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) em Itatinga (SP).

A área de 1.200 ha (cerca de 1.500 campos de futebol) representa – em extensão – 30% da ESALQ e 15% da USP, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão em nível nacional e internacional, além de abrigar reservas ecológicas fundamentais para a conservação da fauna, flora e água. Sua eventual desapropriação causará prejuízos incalculáveis para a sociedade.

A inserção da sociedade no ambiente universitário é uma das prioridades da Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (EECF-Itatinga), o que pode ser demonstrado pelo seu Programa de Educação Ambiental, que atendeu 4.400 visitantes nos últimos 10 anos, sendo o município de Itatinga seu principal beneficiado.

A EECF-Itatinga tem também prestado relevantes serviços ambientais para a região, já que suas reservas ecológicas abrigam 27 espécies de mamíferos e 129 espécies de aves (algumas sob risco extinção em SP). A presença dessa fauna indica o bom estado de conservação de suas florestas naturais que compõem um dos mais importantes mananciais hídricos da região.

Nos últimos 25 anos, a EECF-Itatinga adquiriu renome nacional e internacional, sendo reconhecida como modelo de organização com destacado papel na capacitação científica e prática de estudantes, os quais adquirem vivência de sua profissão.

A produção científica desta Estação é prolífica, divulgada em periódicos internacionais e está alicerçada em uma ampla rede experimental, boas condições de infraestrutura e apoio logístico, onde estão em andamento 150 projetos de pesquisa, os quais têm sido essenciais ao

Page 21 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »