Page 10 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: MilkPoint Data: 19/08/2014

Caderno/Link: http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/a-interferencia-do-homem-na-mastite-de-gado-leiteiro-e-tema-de-pesquisa-na-esalq-90647n.aspx

Assunto: A interferência do homem na mastite de gado leiteiro é tema de pesquisa na Esalq

A interferência do homem na mastite de gado leiteiro é tema de pesquisa na Esalq

Causada por bactérias encontradas no ambiente onde vivem gado de leite, a mastite – ou mamite, é uma infecção que atinge a glândula mamária do animal. A contaminação por esta doença pode ocorrer tanto por conta da falta de boas práticas no ambiente, quanto por meio do contato com leite contaminado de outros animais no momento da ordenha.

Dados da Embrapa Gado de Leite apontam que, no rebanho brasileiro, a prevalência da doença seja de 20% a 38%, o que representaria uma perda de 12% a 15% da produção. Segundo o professor do Departamento de Zootecnia (LZT) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/Esalq), Paulo Fernando Machado, a doença pode causar alterações visuais no leite, na glândula mamaria e no próprio animal. "A composição química do leite é alterada, o que reflete em suas características organolépticas e consequentemente em seus derivados", explica.

O docente afirma ainda que a mastite afeta também o tempo de prateleira do produto e de seus derivados e aponta que, para que o Brasil tenha condições de exportar seu leite, é necessária a redução da mastite. "O papel dos pecuaristas e de seus funcionários é essencial nesta questão", comenta.

Para compreender qual é a interferência do principal agente dentro deste processo – o homem - o

colombiano Juan Camilo Esguerra desenvolveu, em sua dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens da Esalq, com orientação do professor Machado, um trabalho voltado para este tema. "A influência do homem na mastite de gado leiteiro" avaliou por meio de questionários, 68 rebanhos comerciais do sudeste brasileiro, concentrados nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo Esguerra, os rebanhos foram divididos em dois grupos. Um grupo com 34 rebanhos, que incluíam apenas propriedades onde era possível identificar no gado leiteiro baixas Contagens de Células Somáticas (CCS) – menos que 200 mil células por ml de leite, e um grupo com os 34 rebanhos restantes, onde o gado produzia leite com alto índice de CCS – mais do que 700 mil células por ml de leite, o que diagnostica a mastite. "Foram avaliadas as características gerais dos rebanhos, como por exemplo, número de animais em lactação, produção diária do rebanho, raça, entre outros fatores. Porém, o foco da pesquisa foi o ser humano inserido nestes ambientes. Neste caso, avaliamos o pecuarista e o empregado, mais especificamente, o ordenhador", explica o pesquisador.

Esguerra aponta que a principal fonte de informações para a formulação do questionário, que foi desenvolvido com base na literatura acadêmica, foi o trabalho de Jolanda Jansen, de 2010. "Ela se aproximou do problema da mastite na Holanda, e principalmente do fator humano".

Segundo o discente, o questionário compreendia 180 questões. "Por meio da aplicação dos questionários, pudemos avaliar o dono da propriedade e o empregado abordando assuntos como, atitude, autoconfiança, nível de pressão social, habilidades e conhecimentos técnicos, dificuldades gerenciais e o comportamento do produtor frente à mastite. Da mesma forma, foi avaliada a situação dos equipamentos disponíveis para o ordenhador, seu nível de competência, motivação, satisfação de suas necessidades e sua postura ante a mastite".

Page 10 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »