Page 22 - 13-a-19

This is a SEO version of 13-a-19. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO

Veículo: Página Rural Data: 15/09/2014

Caderno/Link: http://www.paginarural.com.br/noticia/208024/esalq-comemorou-50-anos-da-pos-graduacao

Assunto: ESALQ comemorou 50 anos da Pós-graduação

Esalq comemorou 50 anos da Pós-graduação

Piracicaba/SP

Em setembro de 1964, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/Esalq) dava inicio às atividades de pós-graduação (PG). Pioneira na Universidade de São Paulo (USP), os cursos que inauguraram a PG na Esalq foram Experimentação e Estatística (atualmente Estatística e Experimentação Agronômica), Fitopatologia, Genética e Melhoramento de Plantas, Mecânica, Motores e Máquinas Agrícolas (desativado em 1970), Nutrição de Plantas e Solo.

Para comemorar o cinquentenário da PG, a Esalq realizou, na manhã da úlitma sexta-feira (12), uma série de palestras envolvendo representantes da Escola e da The Ohio State University (OSU), instituição com a qual a Esalq também celebra 50 anos de parceria na mesma instância de ensino.

Dessa forma, a Sala da Congregação recebeu, pela manhã, uma serie de palestras que abordou o histórico e o quadro atual da PG, além de aspectos relacionados à internacionalização, agências de fomento e convênios bilaterais. As atividades foram abertas pelo diretor da Esalq, José Vicente Caixeta Filho e, da Esalq, também estiveram presentes a vice-diretora, Marisa Aparecida Bismara Regitano D&39;Arce, Luis Eduardo Aranha Camargo, presidente da Comissão de PG da Esalq e professor do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), além de coordenadores dos Programas de Pós-graduação (PPGs), docentes e alunos da PG. Na ocasião, Edimilson Dias de Freitas, do IAG, coordenador da Câmara de Normas e Recursos da Pró-reitoria de Pós-graduação da USP, representou a pró-reitora de Pós-graduação, professora Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco.

Segundo Luis Eduardo Aranha Camargo, a celebração é uma forma de lembrar a trajetória de sucesso da Esalq. "Dos 16 programas de pós-graduação oferecidos na Esalq, seis receberam o conceito máximo na avaliação da Capes. Isso é uma liderança na área das ciências agrárias", aponta. O docente disse ainda que o convênio com a OSU foi fundamental para o fomento da pós-graduação na escola como um todo. "Fruto dessa sinergia é o programa internacional de PG em Biologia Celular Molecular Vegetal, que prevê múltipla diplomação desde 2009. O aluno recebe a graduação da Esalq, da OSU e da Universidade do Estado de Nova Jersey, Rutgers".

Para o diretor da Esalq, a importância do evento se caracteriza por ser o principal de toda a agenda voltada para a comemoração dos 50 anos da PG. "Esse é o primeiro grande evento da programação e, além disso, a presença dos representantes da OSU, que desde os primórdios foram colaboradores efetivos para a PG da Esalq, nos dá uma oportunidade de agradecer a instituição americana por todo seu apoio ao longo dos anos".

Pela instituição dos EUA, estiveram presentes Joseph E. Steinmetz, Vice-reitor Administrativo, William Brustein, Vice-reitor para Estratégias Globais e Assuntos Internacionais, Bruce A. McPheron, Pró-reitor de Gestão Agrícola e diretor da Fac. de Alimentos, Agricultura e Ciências Ambientais, Patrick S. Osmer, Vice-reitor de Pós-graduação e diretor da Escola de Pós-graduação, Carol Whitacre, Pró-reitora de Pesquisa, David B. Williams, Diretor da Faculdade de Engenharia, Keira Williams, Coordenadora do programa acadêmico Global Gateways, Luke Barbara, Diretor do Brazil Gateway.

Page 22 - 13-a-19

This is a SEO version of 13-a-19. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »