Page 23 - 13-a-19

This is a SEO version of 13-a-19. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Por parte da OSU, Steinmetz apontou que o vínculo com a Esalq significa muito para a sua instituição. "Provavelmente é uma das nossas mais valiosas parcerias, e uma das mais antigas que possuímos". Em relação às expectativas futuras, o dirigente aponta que a OSU pretende ampliar as colaborações em diversos ramos, já que ambas as instituições se beneficiam dessa relação. "Mais pesquisa, mais programas acadêmicos, e devemos nos preocupar também com o alcance dessa parceria, na forma como nossa pesquisa e ensino afetam, além dos estudantes e das instituições acadêmicas em questão, também os cidadãos dos nossos países", conclui.

William Brustein também falou da relação entre Esalq e OSU. "Essa nossa relação, de 50 anos, que está se tornando mais ampla e profunda, é uma relação que demonstra, década após década, os avanços mútuos que a OSU e a Esalq obtêm, e nós vemos essa celebração, que conta com uma comitiva de alta qualificação da Ohio, como mais uma oportunidade de agradecer aos nossos amigos da ESALQ pelos nossos 50 anos, e agora vamos tornar os próximos 50 anos ainda melhores".

Palestras

Após a cerimônia de abertura, que contou com apresentação do Grupo Vocal Luiz de Queiroz, Edimilson Dias de Freitas abordou &39;A importância da internacionalização nos programas de Pós-graduação para a USP&39;. Em seguida, o presidente da PG na Esalq falou sobre os &39;50 anos de Pós-graduação da Esalq&39;. O papel das agências de fomento foi o tema de duas falas: &39;Capes e a internacionalização dos estudos superiores no Brasil&39;, com professor Marcio de Castro Silva Filho, do Departamento de Genética da Esalq e diretor de programas e bolsas da Capes e &39;O papel da Fapesp na internacionalização da pesquisa no Estado de São Paulo&39;, com José Arana Varela, diretor-presidente da Fapesp.

Em um segundo momento, a parceria Esalq x OSU foi o destaque. &39;Partnership of top research universities, USP/Esalq and The Ohio State University&39; foi proferido por Joseph E. Steinmetz,; &39;Partnering to feed and fuel the future through collaboration, research, and innovation&39;, foi o tema de Bruce McPheron; &39;Dual degree, training the future generation of plant science scholars&39;, com Christopher Hadad; &39;A história do acordo OSU-ESALQ&39;, apresentado por Helaine Carrer, professor do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) da Esalq.

Encerradas as palestras, a convite do diretor da Esalq e para representar a cooperação, os membros das duas instituições participaram do plantio de uma muda de pau mulato ao lado do Pavilhão de Horticultura.

Confraternização

Na parte a tarde, desta vez na Sala do Centenário, também no Edifício Central, Diretoria e Comissão de Pós-graduação da Esalq promoveram uma confraternização entre docentes e pesquisadores da Esalq que estudaram na OSU com a comitiva da instituição de Ohio.

Manutenção da parceria

Em 2012, foi assinado o Memorandum of Understanding, documento que ratifica o acordo com o desejo mútuo de promover a cooperação no ensino superior entre os Estados Unidos e o Brasil. Com base no Memorando de Cooperação assinado em 2009 entre a Universidade de São Paulo (USP) e a The Ohio State University, a USP em nome da Esalq, e a OSU em nome do College of Food, Agricultural and Environmental Sciences (OSU-Cfaes), celebraram esse acordo formal com a finalidade de intercâmbio educacional e cultural. Ambas as instituições se beneficiam positivamente no desenvolvimento das de intercâmbio de teses, material didático e outra literatura científica e tecnológica, colaboração científica e intercâmbio de docentes, acadêmicos e estudantes para palestras, estudos avançados e pesquisa. Informações sobre OSU em http://www.osu.edu/ .

Saiba mais sobre a Pós-graduação da Esalq em www.esalq.usp.br/pg .

Page 23 - 13-a-19

This is a SEO version of 13-a-19. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »