Page 6 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Ano XI Número 36 junho/2014 6

Parceria com a Unicamp

Ensino Top Etanol

Profissões

Em 2/6, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, aconteceu a cerimônia de premiação dos vencedores da 5 ª edi-ção do Prêmio Top Etanol. Foram 18 trabalhos vencedores pertencentes a dez categorias. Entre todos, cinco fo-ram conquistados pela ESALQ, en-quadrados nas categorias Graduação e Pós-graduação lato sensu , Pós-gra-duação s tricto sensu e Trabalhos Aca-dêmicos Publicados.

Os três primeiros lugares da catego-ria Graduação e Pós-graduação lato sensu estampam o nome da ESALQ. A primeira colocação ficou para CiroMen-des Sitta, com participação do orienta-dor Marcos Milan, com o trabalho “Dimensionamento, análise de viabili-dade e qualidade do sistema de preparo de solo profundo canteirizado na cultura da cana-de-açúcar”. Em segundo lugar despontam Nilceu Piffer Cardozo, Ricardo Bordonal e BernardoY. Ide, com participação do orientador Newton La Scalla Junior, com o trabalho “Sus-tentabilidade técnica e ambiental da irri-gação da cana-de-açúcar em diferentes regiões brasileiras”. Em terceiro lugar está Manuel Moreno Ruiz Poveda, com participação da orientadora Beatriz Acquaro Lora, com o trabalho ”Susten-tabilidade da biodigestão versus com-bustão para o tratamento de vinhaça”. Na categoria Pós-graduação stricto sensu , a ESALQ garantiu a primeira colocação com o trabalho “Fornecimento de cana-de-açúcar e integração vertical no setor sucro-energético do Brasil”, de André da Cunha Bastos, com participação da orientadora MarciaAzanha Ferraz Dias de Moraes. Finalmente, em segundo lugar na categoria Trabalhos Acadê-micos Publicados aparecem Adriana Marcela Silva Olaya, Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, Newton La Scala Junior, Carlos Tadeu dos Santos Dias e Carlos Clemente Cerri com o traba-lho Carbon dioxide emissions under di f ferent soi l t i l lage sys tems in mechanically harvested sugarcane.

Em 17/5, a ESALQ realizou o “USP e as Profissões”, programa que objeti-va fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familia-res e professores, orientem-se na im-portante tarefa de optar por uma carrei-ra profissional. Durante a atividade, 382 visitantes puderam conversar com pro-fessores e alunos, bem como adquirir informações sobre os cursos de gradu-ação oferecidos na Escola.

Foi assinado em 30/5, na Escola, acordo de cooperaçãoentreaESALQeaFaculdadedeCiên-ciasAplicadas (FCA), daUniversidadedeCampi-nas(Unicamp).Naocasião,assinaramodocumen-toodiretordaESALQ, JoséVicenteCaixetaFilho, alémdodiretordaFCA,PeterSchulz.Emsíntese,o acordode relações acadêmicas pretende estimular maior interaçãoentreoscursosdegraduação,mais especificamenteosestudantesemAdministração. AparceriaestabelecidaentreaFCA-Unicamp eaESALQcontará,numprimeiromomento, com oinstrumentode intercâmbiojáestabelecidoentre as Universidades Estaduais Paulistas, o qual pre-vêapossibilidadede o alunocursardisciplinasem outras instituições desde que tenha cumprido os

prazosestabelecidos, regrasvigentesemcada ins-tituição e mediante existência de vagas. O aluno devepreviamente ser autorizadoa cursar discipli-nasnacondição de estudante especial pelas res-pectivas Coordenações de Graduação.Após as disciplinas seremcursadas comaprovação, écon-cedido oAproveitamento de Estudos, desde que dentrodo limitemáximode20%do total decrédi-tos do curso. Nesse caso, podem participar do intercâmbio, alunos matriculados a partir do 2 º ano, e após ter integralizado nomínimo 20% dos créditos. Na ESALQ, coordenam as ativi-dadesdaparceriaoprofessorPedroValentinMar-ques, doDepartamentodeEconomia,Administra-ção eSociologia (LES).

Foi inaugurado em 7/5 o Laboratório Multiusuário em ProduçãoVegetal, do Depar-tamento de ProduçãoVegetal (LPV). Comárea aproximada de 600 m², as novas instalações contam com rico equipamento para aprimorar pesquisas na área da agricultura, ajudando a desenvolver sistemas de produção mais racio-nais, para otimizar recursos naturais como dióxidode carbono, radiação fotossinteticamente ativa, água e nitrogênio. Estiverampresentes o diretor da ESALQ, JoséVicente Caixeta Filho;

a vice-diretora, Marisa Aparecida Bismara Regitano d´Arce; o vice-prefeito do Campus , Silvio Moure Cícero; o vice-chefe do LPV, Durval Dourado Neto; o coordenador do La-boratório, José Laercio Favarin, além de do-centes, funcionários e alunos da Escola. “O laboratório está localizado no LPV, mas ele é inaugurado em um momento importante da nossa ciência, em que os esforços multidisci-plinares estão emevidência”, comentouCaixeta durante a inauguração.

Novo laboratório no LPV

J

Page 6 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »