Palestrantes

Eliana M. Garcia

Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Educacional São Carlos, Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1984). Bibliotecária desde 1985 da Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP e gestora do Processo Informação Científica, atuando na orientação e capacitação dos usuários através de seminários em pesquisas bibliográficas e estrutura do trabalho científico para os programas de pós-graduação e graduação. Responsável pelas atividades de revisão, formatação e referências bibliográficas das dissertações e teses da ESALQ submetidas no Sistema de Submissão de Teses (SST). Ministra treinamentos para uso da ferramenta Endnote Basic - gerenciador de referências bibliográficas. Atua nas disciplinas obrigatórias dos cursos de Ciências dos Alimentos (LAN 0132 - Informação Científica, desde 2010) e Engenharia Agronômica (LES 0216 - Conhecimento e Pesquisa, desde 2016) da ESALQ/USP. Coordena a editoração da publicação Série Produtor Rural.

Responsável pela solicitação de ISBN e ISSN das publicações, dando suporte aos editores. Participa do Grupo de Trabalho DiTeses do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP).

 

Fabrício Marques

Editor de Política Científica e Tecnológica e coordenador de mídias digitais da revista Pesquisa FAPESP. Também apresenta o programa semanal de rádio Pesquisa Brasil, parceria da revista com a rádio USP. Jornalista graduado pela Universidade de Brasília, trabalhou nas revistas semanais Veja e Época e no Jornal do Brasil.

Em 2010, concluiu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP).

Entre 2004 a 2012 foi professor do curso de Jornalismo Multimídia das Faculdades de Campinas (Facamp).

 

 

Gilson Luiz Volpato

Biólogo, mestrado e doutorado pela UNESP (Rio Claro), docente desde 1981 no Instituo de Biociências de Botucatu, UNESP, tendo se aposentado em 2017. Especialista na área de comportamento animal, com foco em bem-estar animal, se dedica há mais de 30 anos no estudo da redação científica. Ministra anualmente cursos de redação científica, desde 1986.

Na área de ciência, redação e publicação, publicou 13 livros, num total de 21 edições e várias reimpressões. Na internet, possui o site www.gilsonvolpato.com.br, o canal Gilson Volpato no Youtube e participa nas mídias Facebook, Twitter e Instagram.

Recentemente, tem canalizado suas atividades seu recém criado Instituto que tem como objetivo melhorar a qualidade científica dos pesquisadores, num escopo desde a pré-escola até a academia universitária.

 

Ligiana C. C. Damiano

Bibliotecária de referência na Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP desde 1998. Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (1998). Especialização em Gestão e Tecnologias da Qualidade pela Escola Politécnica da USP (2006).

Atua nas atividades de atendimento e capacitação de usuários para o uso dos serviços de descoberta relacionados à informação científica, com ênfase em pesquisa avançada na web, estrutura de trabalhos acadêmicos e gerenciadores de referências. Tem experiência em temas relacionados à gestão de bibliotecas universitárias, como mapeamento dos processos de rotina e coordenação das bibliotecas setoriais do campus, atuando também no desenvolvimento dos canais de comunicação e disseminação de serviços e produtos da DIBD: website, redes sociais e eventos. Na área de Ciência da Informação desenvolve atividades de Information Literacy, compartilhando este conhecimento com os pesquisadores em treinamentos personalizados e seminários de capacitação, atuando nas disciplinas obrigatórias dos cursos de Ciências dos Alimentos (LAN 0132 - Informação Científica, desde 2010) e Engenharia Agronômica (LES 0216 - Conhecimento e Pesquisa, desde 2016) da ESALQ/USP.

 

Luciana Christante de Mello

Possui graduação em Farmácia-bioquímica e mestrado em Neurociências e Comportamento pela USP, e especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp. Dezesseis anos de experiência em comunicação da ciência. Trabalha há quatro anos como editora de aquisições e desenvolvimento na Springer Nature.

 

 

 

 

Luiz Carlos Federizzi

Professor Titular da Faculdade de Agronomia da UFRGS desde 1995, e é o responsável pelo programa de melhoramento genético de aveia da UFRGS, sendo pesquisador 1A do CNPq. Graduou-se em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria, RS, em 1974, realizou seu Mestrado em Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1979, fez seu doutorado em Genética e Melhoramento Genético de Plantas na Universidade da Califórnia, Davis, em 1986, e realizou seu estágio Pós doutoral na Universidade de Minnesota, em 1997.

Publicou inúmeros artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais e vários capítulos de livros. Orientou 36 estudantes de Mestrado e 18 estudantes de doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Fitotecnia e Agronegócios da UFRGS. Atualmente é o Coordenador da área de Ciências Agrarias I da Capes. Foi agraciado com o primeiro prêmio Ernesto Paterniani, da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas em 2011 e o premio “ AWARD for Distinguished Service to OAT Improvement” em 2014 da American Oat Workers Association.

 

Márcia R. M. Saad

Bibliotecária pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – 1973. Curso de Especialização em: “Comunicação, Documentação e Informação, na área de Ciências Tecnológicas”, pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA / USP 1983. MBA “Gestão e Tecnologia da Qualidade” pela Escola Politécnica da USP, 2004. Bibliotecária do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT 1974-1988. Bibliotecária da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, ESALQ, desde 1990. Diretora da Divisão de Biblioteca e Documentação, a partir de 1998. Atualmente sua área de atuação está focada em Gestão de Bibliotecas, Planejamento Estratégico e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

 

 

 

Marcos Criado

Formado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Está na área de vendas da DotLib desde 1995.

 

 

 

 

 

Marília M. Ferreira

Professora Livre docente do Departamento de Letras Modernas da USP. Atua na graduação e pós-graduação na área de inglês do Departamento. Criadora e coordenadora do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP.

 

 

 

 

Osvaldo Novais de Oliveira Junior

Físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. É professor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Publicou cerca de 490 artigos em periódicos especializados, 15 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, tendo submetido 7 pedidos de patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 9300 citações (fator h = 46, dados de janeiro de 2017). Orientou 41 mestres e doutores. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Pertence ao comitê editorial de 4 revistas, sendo também editor associado da revista Journal of Nanoscience and Nanotechnology e da revista Display and Imaging. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações.

 

Paulo César Sentelhas

Professor Associado 3 da ESALQ/USP, lotado no Departamento de Engenharia de Biossistemas, onde atua na área de Agrometeorologia. É engenheiro agrônomo, com mestrado em agrometeorologia, doutorado em irrigação e drenagem, pós-doutorado e livre-docência em agrometeorologia.

Desde 2013 atua na revista Scientia Agricola, nos cargos de Editor Científico (2013-2015) e Editor-Chefe (2015-Atual). É também editor associados da Internationla Journal of Biometeorology e membro dos comitês editoriais da AgriScinetia (Universidade de Córdoba, Argentina) e Revista Italiana de Agrometeorologia.

É pesquisador do CNPq, nível 1B.

 

Ricardo Antunes Azevedo

Professor da Universidade de São Paulo desde 1993 (Professor Titular desde 2009). Atua na área de Genética Fisiológica e Bioquímica de Plantas, com ênfase em Botânica (Ecofisiologia Vegetal), atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo de aminoácidos e nitrogênio, e estresse oxidativo por metais pesados. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Agrárias. É Fellow da The World Academy of Sciences (TWAS) na área de Ciências Agrárias. Tem atuado intensamente como editor e na divulgação de temas correlatos a editoração científica.

Membro do corpo editorial de 7 periódicos: Editor Sênior do periódico Annals of Applied Biology (Wiley) desde 2007, Editor Associado do periódico Plant Physiology and Biochemistry (Elsevier) desde 2009, Editor Associado do periódico Environmental and Experimental Botany (Elsevier) desde 2011, Editor Associado do periódico Food and Energy Security (Wiley) desde 2012, Editor Associado do periódico Communications in Biometry and Crop Science desde 2005 e membro do Advisory Board desde 2014, e membro do Advisory Board da Scientia Agricola desde 2015. Atuou como revisor de manuscritos para 173 periódicos distintos, sendo 159 editados no exterior.

Como orientador principal já orientou 67 estudantes (com bolsa), sendo 18 de mestrado, 25 de doutorado e 24 de Iniciação Científica. Co-orientou 2 alunos de mestrado e um aluno de doutorado. Supervisionou 20 pós-doutorandos.

 

Rui Sebra Ferreira Junior

Livre Docente em Animais Peçonhentos: Acidentes e Toxinas (FMB-UNESP 2016). Pesquisador Adjunto do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos CEVAP-UNESP. Membro do Conselho Universitário da UNESP. Membro da Câmara Central de Extensão Universitária da UNESP. Membro suplente da Câmara Central de Pesquisa da UNESP.

É líder do Grupo de Pesquisa em Selante de Fibrina e Células Tronco (CNPq), membro da Diretoria (2008-2016) e Presidente (2016-2018) da Associação Brasileira de Editores Científicos; Membro da Sociedade Brasileira de Toxinologia; da International Society on Toxinology; da Associação Brasileira de Educação a Distância; e da Associação Brasileira de Editores Científicos. Consultor Ad-hoc da FAPESP. Membro do Comitê Julgador dos Periódicos Científicos Brasileiros do CNPq. Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil. Tem experiência nas áreas de Biologia, Medicina e Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Translacional, Toxinologia e Manejo e Acidentes com Animais Peçonhentos, além de Educação a Distância.

Experiência internacional: visitas a Centros, Institutos e laboratórios universitários na Europa (2011) voltados a Bioprospecção, Drug development e Clinical Trials. Atualmente encontra-se como Coordenador Executivo do CEVAP-UNESP.

 

Thais Cristiane Campos de Moraes

Possui graduação em Biblioteconomia (PUCCAMP - 2010) e Sistemas de Informação (UNISAL - 2005). É bibliotecária e gestora do Processo Atendimento e Orientação ao Usuário, da Divisão de Biblioteca (DIBD) da ESALQ/USP. Atua em serviços de referência, pesquisas acadêmicas, capacitação, intercâmbio de informações, desenvolvimento de website e implantação de sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em "Information literacy" e processos de disseminação da informação. Ministra seminários no uso de bases de dados e estrutura do trabalho científico, treinamento na ferramenta Mendeley para gerenciamento de referências bibliográficas e atua como colaboradora das disciplinas obrigatórias dos cursos de Ciências dos Alimentos (LAN 0132 - Informação Científica) e Engenharia Agronômica (LES 0216 - Conhecimento e Pesquisa) da ESALQ/USP, desde 2016.