4ª edição do EsalqShow será em 2022

A 4ª edição do EsalqShow acontecerá em 2022. Promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o evento terá como tema central a Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar e será realizado nos dias 6 e 7 de outubro do próximo ano, durante a 65.a Semana Luiz de Queiroz.

Com a proposta de unir a academia com o setor produtivo por meio atividades presenciais e on-line, a 4ª edição do EsalqShow encerrará as comemorações dos 120 da Esalq, tradicional unidade de ensino e pesquisa da USP localizada em Piracicaba.

O público poderá participar e acompanhar painéis de discussão sobre o tema central do evento, painel profissional com tendências e oportunidades no mercado de trabalho, bem como apresentações de empresas e startups no campo da inovação. Os participantes poderão circular por área de exposição, próxima ao Edifício Central do Campus Luiz de Queiroz, para visitar estandes de empresas e mostras de extensão rural (Casa do Produtor Rural e grupos de extensão) e de tecnologia e inovação, com projetos de docentes, pesquisadores e alunos da Esalq, bem como de residentes da incubadora EsalqTec, além de eventos culturais.

Painéis Temáticos – Para debater a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, docentes, pesquisadores e representantes do setor apresentarão o estado da arte em sete painéis temáticos: 1) Inovações para o manejo da cultura e eficiência de produção; 2) Desafios para colheita e transporte; 3) Otimização de processos industriais; 4) Tecnologia de informação no campo e na indústria; 5) Indicadores socioeconômicos; 6) Cana de baixo carbono e circularidade; e 7) Políticas Públicas no Setor Sucroenergético.

Em 2021 – Para o segundo semestre de 2021, está programada a realização de workshops preparatórios com objetivo de promover discussões, sintetizar conhecimento disponível, identificar gargalos científicos e tecnológicos, bem como demandas de políticas públicas para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Os workshops preparatórios ocorrerão on-line e serão dirigidos a pesquisadores, empresários e lideranças nos temas de cada Painel Técnico, sendo parte dele aberto ao público em geral e parte restrito a convidados.

EsalqShow - 4ª edição
Tema Central: Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar