Alysson Paolinelli receberá Medalha Luiz de Queiroz

Paolinelli foi ministro da Agricultura na década de 1970 (crédito: Gerhard Waller)

Em cerimônia realizada durante a reunião da Congregação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, receberá a Medalha Luiz de Queiroz. O ato será realizado no Salão Nobre, a partir das 15h30.

A Medalha Luiz de Queiroz é galardão destinado a destacar personalidades - nacionais ou internacionais - por seus méritos pessoais em atividades ligadas à Agricultura no Estado de São Paulo. Projetada pelo artista plástico Archimedes Dutra, a medalha é circular em ouro, com três centímetros e meio de diâmetro, onde estão estampados símbolos representativos da docência, pesquisa, extensão e os múltiplos campos do conhecimento desenvolvidos pela ESALQ, suspensa por fita emblemática com as cores verde, amarela, branca e castanha avermelhada. Foi instituída pelo Decreto Estadual n.º 11.035 de 29 de dezembro de 1977, pelo governo de Paulo Egydio Martins.

Alysson Paolinelli – Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal). Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e, em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura. Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira: - Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, - Deputado constituinte - Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Em 2006 foi agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. Hoje é Presidente Executivo da ABRAMILHO (Associação Brasileira dos Produtores de Milho).

Clique aqui para conhecer os agraciados com a medalha.

Texto: Caio Albuquerque (30/08/2017)