VI FOCAL - Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos
II SICITEA – Simpósio Nacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos
XIV SMSA – Simpósio Saiba Mais Sobre Alimentos SAIBA MAIS SOBRE ALIMENTOS
Aconteceu na ESALQ de 13 a 16 de outubro o VI FOCAL - Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos. O evento teve como objetivo proporcionar o intercâmbio científico e cultural, promovendo amplo debate entre os estudantes, docentes e profissionais da área (APCAL). Compareceram Coordenadores de cursos que oferecem o Curso de Ciências dos Alimentos e Ciências e Tecnologia de Alimentos: USP-Universidade de São Paulo (Campus Luiz de Queiroz), UFV-Universidade Federal de Viçosa (Campus Rio Paranaíba); UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso; IFES-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Campus Venda Nova do Imigrante); IFF-Instituto Federal Fluminense (Campus Bom Jesus do Itabapoana), UERGS-Universidade Estado do Rio Grande do Sul (Campus Encantado); UFCSPA-Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; IFG-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Inhumas); IF SUL DE MINAS-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de MG (Campus Machado); UFRA-Universidade Federal Rural da Amazônia e IFSC-Instituto Federal de Santa Catarina.
A abertura do evento no Salão Nobre da ESALQ contou com a presença do Vice-diretor da ESALQ, Prof. Durval Dourado Neto, Prefeito do Campus Prof. Fernando Seixas e Presidente da Comissão de Graduação Prof. Luis Eduardo Aranha Camargo e os demais coordenadores e discentes. A palestra Inaugural “Food Science no Brasil”, proferida pela Professora Luciana Kimie Savay da Silva (UFMT) apresentou como vem crescendo o número de indústrias de alimentos no Brasil e no mundo. O grupo de docentes discutiu os temas: empreendedorismo, papel social do profissional, disciplinas específicas em Operações Unitárias e Embalagens e ambientalização dos currículos. Novos temas foram propostos, a saber: evasão escolar, divulgação de curso, regulamentação da profissão e diretrizes curriculares. Concluindo-se que esforços devem ser alocados para identificar motivos da alta evasão, principalmente nas instituições cujo ingresso se faz pelo sistema SiSU e na implementação de programa de tutoria. Comissões de divulgação de curso deverão ser criadas nas instituições que ainda não a tem. O trabalho de divulgação do profissional para empresas também deverá ser realizado, pelos coordenadores de todos os cursos, visando ampliar a inserção profissional do egresso. Foi apresentado o andamento da documentação de Regulamentação do Curso, bem como a apresentação da documentação referente às Diretrizes Curriculares no MEC.
Os encaminhamentos das discussões entre discentes geraram em torno das aulas práticas, Licenciatura, Grupos de Extensão e o papel do Cientista de Alimentos na sociedade. Os eventos realizados pelas instituições deverão ser divulgados para todos os cursos para maior integração. Em relação ao Intercâmbio além de esclarecer sua importância, estreitar relações com as instituições para possíveis intercâmbios. Sugeriram unificar o Conselho de Professores do Curso (CoC-CA) com a representação de um discente, já que algumas instituições não apresentam esse conselho. Destacaram a importância das instituições formarem um Centro Acadêmico (CA), pelo seu importante papel dentro do curso, por representar os alunos como também servir de referência social para os estudantes.
Quanto a atuação da APCAL Associação/Conselho Geral de Estudantes de Ciência e Tecnologia de Alimentos, viram que é necessária aproximação das outras instituições para divulgar as vagas em todas as regiões do país.
Diante das pautas levantadas e discorridas acima podemos destacar que é necessário e primordial para o melhor desenvolvimento do profissional Cientista dos Alimentos, maior união entre as instituições, mantendo contado e continuidade da integração intelectual além do FOCAL.
E por último, porém não menos importante, enfatizar que a realização dos próximos Fóruns Nacionais de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos, só será viável com máximo de aproveitamento e bom encaminhamento dos tópicos levantados.
Profª Sandra Helena da Cruz
Coordenadora VI FOCAL