Bolsa de pós-doutorado júnior em Engenharia de Irrigação

O Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), por meio do projeto temático "Irrigação de Precisão”, coordenado pelo Prof. Dr. Rubens Duarte Coelho, oferece uma bolsa de pós-doutorado júnior para candidato(a) brasileiro(a) ou estrangeiro(a).

O(a) candidato(a) deve ter Graduação preferencialmente em Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola ou áreas afins. Além disso deve ter concluído o doutorado (em Ciências com ênfase em Engenharia de Sistemas Agrícolas ou áreas afins), há no máximo 4 (quatro) anos até a data de submissão e possuir excelente histórico de pesquisa. É fundamental que o(a) candidato(a) possua experiência em técnicas de processamento digital de imagens de satélite, modelagem da evapotranspiração, engenharia de irrigação, agricultura de precisão e conheça em profundidade as áreas irrigadas do Brasil. O(a) candidato(a) deverá também atuar na obtenção de dados meteorológicos, de solo, de disponibilidade hídrica e energética para diferentes regiões do Brasil junto aos órgãos governamentais e propriedades privadas, sendo responsável pelo planejamento e condução da coleta de dados. Deverá também ser motivado(a) e possuir capacidade de trabalho em equipe, o que será fundamental para coordenação de atividades com os demais pesquisadores envolvidos no Projeto Temático. É desejável que o candidato (a) tenha tido pelo menos 2 anos de experiência em docência nas áreas de Engenharia de irrigação e afins. É desejável também que tenha tido experiências com orientações de alunos de graduação ou especialização. Não poderá ter vínculo empregatício, devendo se dedicar exclusivamente ao projeto de pesquisa. Deve ter conhecimento sobre redação cientifica e interpretação de dados agronômicos e meteorológicos. Para este último, torna-se preferencial que o candidato possua publicações em revistas de alto impacto (JCR) e atue como revisor de periódicos em áreas afins.

Os documentos necessários inscrição no processo seletivo são:
a) Curriculum Vitae (Link da plataforma Lattes) incluindo formação acadêmica,
b) um projeto de pesquisa na área relacionada com o plano de trabalho apresentado nesse edital (máximo 20 páginas),
c) uma lista com até 10 publicações mais importantes e relevantes,
d) link para MyResearchID ou ORCID;
e) Cópia do certificado de doutorado;
f) duas cartas de recomendação;
g) carta de apresentação e motivação.

Os documentos, necessariamente no formato PDF, deverão ser enviados por e-mail com o assunto "PDJ LEB ESALQ/USP" para o Prof. Dr. Rubens Duarte Coelho (rdcoelho@usp.br) até o dia 11 de junho de 2021.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado Júnior com recursos financeiros de Projetos de Convênios da USP com Empresas, no valor de R$ 2.000,00 mensais, sem nenhum tipo de Reserva Técnica, inicialmente por um período de 06 meses, sendo prorrogados por outros 3 períodos de 06 meses, de acordo com a avaliação de desempenho que o bolsista será submetido, mediante apresentação de relatório científico semestral.

Mais informações, no edital anexo.

Edição 376