Can we Achieve Sustainable Agriculture?

O agroecologista Leslie Firbank, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, estará no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para discutir como e se é possível atingir uma produção de alimentos sustentável. Na conferência Can we Achieve Sustainable Agriculture?, ele fará uma análise sobre os principais modelos agrícolas adotados atualmente e levantará possibilidades de evolução da prática em um momento de mudanças climáticas e aumento populacional. A fala será em inglês, sem tradução simultânea, com transmissão ao vivo pelo site do IEA. A participação presencial exige inscrição prévia.

Em sua exposição, Firbank avaliará se a agricultura tem adotado técnicas que priorizem a qualidade das terras, mantendo o capital natural necessário para sua utilização no futuro. Ele argumenta que há um “espaço operacional seguro e justo" para a agricultura, em que o alimento pode ser produzido em quantidade suficiente sem causar danos ao meio ambiente.

Segundo o pesquisador, é possível quantificar com qualidade o impacto ambiental da agricultura por meio de diferentes técnicas. A grande dificuldade é julgar se uma fazenda está dentro do seu espaço operacional seguro e justo.

A conferência é parte das atividades do Grupo de Trabalho em Agroecologia, que integra o Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia. Os comentários serão de Helen Miller, também da Universidade de Leeds, e de Jonathan Oxley, da N8 AgriFood. A moderação será do filósofo Pablo Mariconda, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e coordenador do grupo de pesquisa.

Can we Achieve Sustainable Agriculture?
Data: 5 de setembro
Horário: 14h
Local: Sala de Eventos do IEA (Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo)

O conferencista
A pesquisa de Firbank trata da concorrência entre ervas daninhas arvenses e culturas e dos impactos dos sistemas de agricultura sobre a biodiversidade (incluindo orgânicos e transgênicos). Ele também pesquisa os serviços dos ecossistemas de terras agrícolas, os sistemas de medição e monitoramento de processos ecológicos, a definição e medição do conceito de intensificação sustentável da agricultura, e formas de se garantir um sistema sustentável e seguro de fornecimento de alimentos para as cidades. Visite a página do pesquisador.

Evento gratuito, com inscrição — Transmissão ao vivo pela internet.
Informações: Claudia Regina, telefone (11) 3091.1686 e clauregi@usp.br
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/sustainable-agriculture