CENA celebra 50 anos com diversas atividades

CENA USP 2016
(Crédito: Fabiano Pereira - ESALQ/DvComun)

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) celebra, nessa quinta-feira, 22/09, seus 50 anos de fundação oficial. Criado em 22 de setembro de 1966, por decreto do então governador Laudo Natel, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura é o resultado do esforço e do sonho de muitos docentes da ESALQ, que com pioneirismo e visão empreendedora, buscaram conhecimento e parcerias para concretizar aquele que hoje é um dos principais Centros do setor no mundo – e o mais importante na América Latina.
Para celebrar seus 50 anos, a ampla programação começa logo cedo, 8h30, com um tradicional café da manhã acompanhado de bolo comemorativo. Na sequência, acontece o plantio de uma árvore para marcar a data, e a Câmara de Vereadores faz a entrega de Moção de Aplausos proposta pelo vereador Pedro Kawai.
Na parte da tarde a atividade tem início às 14h com palestra do Prof. Jacques Marcovith, docente da FEA-USP e ex-reitor da Universidade (gestão 1997-2001).
As atividades se encerram às 15h, com uma sessão de homenagens aos ex-diretores, funcionários aposentados e falecidos (in memorian) além de algumas instituições parceiras.
Em sua manifestação pública sobre a data alusiva, o diretor da ESALQ, Prof. Luiz Gustavo Nússio,  parabeniza o CENA afirmando que “do sonho e da determinação de um grupo de docentes dessa casa nasceu, há 50 anos, um dos mais promissores centros de pesquisa de vanguarda do mundo, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Como parceira nessa jornada, a diretoria da ESALQ tem a alegria e o orgulho de parabenizar toda a equipe de pesquisadores, docentes, funcionários técnicos e administrativos e alunos por esse primeiro meio século de êxito científico e acadêmico”.