Como é o acolhimento psicológico na USP

Foto: Freepik

Desde antes da pandemia, o Escritório de Saúde Mental da USP (ESM) já vinha utilizando um formulário on-line para iniciar o acolhimento psicológico a estudantes interessados. Do ano passado para cá, não apenas os atendimentos são feitos remotamente, como também pesquisas e ações de promoção à saúde mental.

Dentre as modalidades oferecidas, há o acolhimento personalizado, respeitando o sigilo de cada situação, e as rodas de conversa, que têm como foco a abordagem socioemocional, construindo e fortalecendo redes de apoio entre estudantes. Ambas as modalidades utilizam o Google-meet como ferramenta digital para os encontros.

Somente neste ano de 2021, o ESM já atendeu 452 alunos no acolhimento personalizado, 15% deles vindos do Conjunto Residencial da USP (Crusp). Também no Crusp, o ESM realizou nove rodas de conversa. Todos os moradores são convidados por e-mail, mas para os coordenadores do escritório a adesão tem sido baixa.

Para solicitar o atendimento do ESM, basta escrever para o e-mail escritoriodesaudemental@usp.br ou preencher diretamente o formulário on-line neste link. O Escritório de Saúde Mental disponibiliza três consultas para cada estudante. Para as rodas de conversa, a SAS encaminha os convites aos alunos, sempre indicando duas datas específicas em cada mês. O próximo encontro será no dia 28 de junho de 2021, às 18h.

Catálogo de saúde mental: onde tem ajuda?

A Superintendência de Assistência Social (SAS) criou um catálogo dos serviços psicológicos e psiquiátricos disponíveis na USP. O Diretório de Saúde Mental traz um levantamento atualizado dos serviços exclusivos à comunidade universitária e também para a sociedade em geral, em diferentes cidades. O diretório é diverso e contempla diferentes faixas etárias, comunidades indígenas, profissionais e estudantes da área de saúde, além de profissionais que trabalham na linha de frente do combate à covid-19.

Informações em https://sites.usp.br/sas/diretorio-de-saude-mental/

Com informações do Jornal da USP