Concurso artístico da USP valoriza criações do grupo 60+

Banner de divulgação do Prêmio Arte e Literatura USP 60+ – Foto: Reprodução

Olhar artístico de uma pessoa muda ao longo da vida: aos 60 anos, um indivíduo tem uma visão completamente diferente da que tinha aos 20 ou 30. É o que pensa o médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+ da USP, para quem o concurso Prêmio Arte e Literatura USP 60+, é também uma forma de empoderar o grupo dessa faixa etária, cujos talentos artísticos muitas vezes passam despercebidos.

As inscrições no concurso, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, se iniciam em 5 de julho e vão até 6 de setembro de 2021, pelo site extensao.usp.br/usp60, onde também está disponível o regulamento completo.

Esta edição do concurso se divide em dois eixos: Artes Visuais, que incluem desenho, escultura, fotografia, gravura e pintura, e Literatura, com trabalhos de poesia e prosa (conto e crônica). Os inscritos na primeira categoria concorrem a um curso de fotografia na Unibes Cultural, enquanto os da segunda podem ser premiados com a publicação de um e-book. Todos os selecionados integrarão uma exposição virtual.

As produções serão avaliadas por uma comissão julgadora que tem trabalhos significativos na área, e os resultados serão divulgados em 22 de outubro de 2021. Em 3 de novembro de 2021, acompanhada por um sarau e pela cerimônia de premiação, será inaugurada a exposição dos trabalhos, que vai até 18 de fevereiro de 2022. A participação é gratuita e não há nenhum pré-requisito além da idade mínima de 60 anos.

Não é de hoje que a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP abre espaço para as pessoas acima dos 60 anos. Desde 1994, por exemplo, ela oferece para esse público vagas em cursos regulares da Universidade e  diversas outras atividades, como as culturais. Para Dórea, isso mostra a importância desse segmento para a Universidade de São Paulo.

As inscrições no concurso Prêmio Arte e Literatura USP 60+ vão de 5 de julho a 6 de setembro de 2021, e devem ser feitas no site https://prceu.usp.br/usp60/o-premio-arte-e-literatura-usp-60/. No mesmo link estão disponíveis o regulamento e o calendário completo do concurso.

Com informações do Jornal da USP.

Edição 382